voltar

Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)



Escolas da rede estadual de ensino de Sergipe se destacam na Jornada de Foguetes

Por Silvio Oliveira
- 02/10/2023 15:23:00
683 acessos imprimir

Já medalharam ouro em 2023 no lançamento de foguetes os alunos do Colégio Estadual Murilo Braga (Itabaiana), do Centro de Excelência Abelardo Romero (Lagarto) e do Colégio Estadual José Joaquim Cardoso (Malhador)

 

O Colégio Estadual Murilo Braga, localizado em Itabaiana, no agreste sergipano, voltou da 45ª Jornada de Foguetes, que aconteceu na Barra do Piraí/RJ, no período de 25 a 28 de setembro, com duas medalhas de ouro e uma de prata, além do título de melhor marca de lançamento de Sergipe, alcançando o terceiro lugar nacional, com 322,2 metros de distância.

 

A participação do colégio estadual itabaianense contou com nove alunos do ensino médio, acompanhados do professor de Física José Menezes e da coordenadora pedagógica, Jéssica Eleodoro.

 

Além de alunos do Colégio Estadual Murilo Braga, participaram também estudantes do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, dos colégio estaduais Barão de Mauá e Jackson de Figueiredo, e do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte. A participação dos estudantes em eventos é garantida pelo Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais - Profin Projetos, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).

 

A Equipe 75 - Ártemis, composta pelos alunos Maria Clara, Helen Greice e Gustavo, conquistou a marca de 322,2 metros, o que rendeu para a equipe uma medalha de ouro e um troféu de campeão. “Esse alcance ficou em terceiro lugar nacional na turma da Jornada de Foguetes mais disputada de todos os tempos, tendo alcances extraordinários e recordes. Também retornamos do evento com o primeiro lugar consecutivo de Itabaiana, disputando com outras escolas públicas, particulares e institutos federais. É a primeira vez em que a equipe participa dessa competição”, contou a diretora da escola, Maracy Pereira.

 

Para ela, a participação em atividades desse nível desperta o interesse em áreas como Física, Química e Matemática, além de proporcionar a experiência de socializar com alunos dos demais estados da Federação, ampliando o repertório cultural. “Percebemos que os nossos alunos voltaram motivados a estudarem e se aprimorarem ainda mais na Olimpíada Brasileira de Astronomia”, disse.

 

A Equipe 77 - Os Galácticos, composta pelos alunos Vinicius Dantas, Gabriel Peixoto e David Gildson, atingiu a marca de 268 metros, e também conquistou uma medalha de ouro e um troféu de campeão. Membros da equipe também participaram da Jornada de Foguetes em 2022 e, agora em 2023, ultrapassaram a própria marca anterior.

 

A Equipe 76 - Ação e Reação, composta por Cristyellen, Yris Mayara e Victor Hugo, atingiu a marca de 227,9 metros, conquistando uma medalha de prata e um troféu de vice-campeão. É a primeira vez em que a equipe participa dessa competição.

 

A Jornada Nacional de Foguetes reúne escolas de todo o Brasil e é realizada por turmas durante todo o ano. Os estudantes primeiramente realizam atividades nas escolas, constroem os protótipos de foguetes, fazem lançamentos e respondem a questões propostas pela comissão organizadora. As equipes que fazem as melhores marcas de lançamento são convidadas para a Jornada, promovida anualmente pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que faz uma seletiva em todo o Brasil por meio da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

 

Mais campeões

 

Recentemente, alunos do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero, em Lagarto, também medalharam na Jornada de Foguetes, como participantes da turma 4 da 42ª Jornada de Foguetes, que aconteceu em agosto. As alunas Jessielle, Gabrielle e Maria Yasmin trouxeram a medalha de ouro, enquanto os alunos José David, Gustavo, Nicolas, José Emmanuel e Gabriel trouxeram a medalha de prata. Os estudantes foram orientados pelos professores de física Cláudio Bispo e Magda Dias.

 

A diretora do Centro de Excelência, Giselle Arcoverde, explicou que as atividades foram desenvolvidas durante o período da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA), a qual realizou o dia de lançamentos no qual os alunos conseguiram a classificação e o convite para participar da jornada de foguetes na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

 

“Durante o período do recesso escolar, os professores e os alunos trabalharam no desenvolvimento de novos foguetes e na construção de uma base de lançamento, a fim de obtermos um bom resultado. Um grande destaque foram nossos alunos Gabriel Andrade e José Emmanuel, pois eles se candidataram a responder a perguntas sobre a Astronomia feitas pelo renomado Prof. Canalle, que chegou a elogiá-los, inclusive convidando o aluno Gabriel Andrade para participar de uma atividade no palco da Jornada de Foguetes”, explicou.

 

Compondo a Turma 3, três estudantes do Colégio Estadual José Joaquim Cardoso, situado em Malhador, no agreste do estado, participaram da 41ª Jornada de Foguetes, entre os dias 14 e 17 de agosto, com a conquista da medalha de ouro e o quinto lugar no quadro geral dessa edição da Jornada.

 

Os estudantes Iago das Mercês Santos, Mikael Souza dos Santos e Ingrind Mayara Santos Andrade viajaram acompanhados do professor José Menezes, do Departamento de Física do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de Itabaiana, responsável por orientar os alunos rumo às competições, e da professora Tâmara Sibele dos Santos, professora de física do Colégio Estadual José Joaquim Cardoso.

 

A Jornada de Foguetes foi promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Confirma a lista de escolas participantes:

 

Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura (TURMA 1)

CE Cleonice Soares da Fonseca (TURMA 1)

Colégio Estadual Senador Walter Franco (TURMA 1)

Centro de Excelência José Rollemberg Leite (TURMA 2)

CE Maria Rosa de Oliveira (TURMA 2)

Colégio Estadual Manuel Bomfim (TURMA 3 e TURMA 13)

Colégio Estadual José Joaquim Cardoso (TURMA 3)

CE Prefeito Joaldo Lima de Carvalho (TURMA 4)

CE Prof. Abelardo Romero Dantas (TURMA 4)

Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto (TURMA 5)

Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça (TURMA 7)

Colégio Estadual Barão de Mauá (TURMA 7)

Colégio Estadual Jackson de Figueiredo (TURMA 7)

Colégio Estadual Murilo Braga (TURMA 7)

Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte (TURMA 7)

Centro Estadual de Educação Profissional Governador Seixas Dória (TURMA 8)

Colégio Estadual Murilo Braga (TURMA 12)