Notícia do Portal

07/01/2015 10:17 (29252 acessos)

Inscrições para cursos do Conservatório de Música de Sergipe serão abertas a partir de 19 de janeiro

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) abrirá  no período de 19 a 23 de janeiro o processo seletivo para alunos que desejem ingressar nos cursos técnicos  de instrumentos musicais e canto do Conservatório de Música de Sergipe e nos cursos básicos de instrumento e técnica vocal.  Para os cursos básicos são oferecidas 107 vagas distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite. Já para o curso técnico estão sendo disponibilizadas  121 vagas. As inscrições são feitas exclusivamente no sítio (www.seed.se.gov.br/portaldoaluno).

 

Para o curso técnico podem se inscrever alunos que já tenha concluído o ensino médio ou que estejam cursando durante o ano letivo de 2015. O ingresso no curso técnico em instrumento é requerido que o candidato possua domínio no instrumento e na teoria musical. Já para o curso técnico em canto o candidato deverá demonstrar capacidade técnica no canto e teoria musical.

 

O período da seleção dos candidatos inscritos será entre os dias 2 e 4 de fevereiro no Conservatório de Música.  A lista dos candidatos inscritos com seus respectivos locais e horários de provas será divulgada no Conservatório de Música de Sergipe até uma semana ante de ocorrer o Processo Seletivo.

 

Os candidatos serão selecionados por meio de avaliação prática, teórica e de percepção musical. A avaliação prática é de caráter eliminatório. Serão avaliados o domínio inicial da partitura, domínio básico dos registros sonoros do instrumento, conhecimentos das notas na clave sol ou fá, leitura métrica de livre escolha e percepção rítmica de livre escolha. Para ser aprovado o candidato deverá obter nota maior ou igual a seis. O resultado final dos aprovados e excedentes será divulgado no dia 6 de fevereiro.

 

Os candidatos aprovados na seleção estarão automaticamente matriculados no respectivo curso. A confirmação da matrícula ocorrerá no período de 10 a 12 de fevereiro e o candidato deve comparecer ao Conservatório de Música munido do Histórico Escolar; três fotos recentes  3X4, fotocópia da certidão de nascimento, da carteira de identidade e do título de eleitor para os maiores de 18 anos . Os candidatos serão matriculados por ordem de classificação até completar o número de vagas previstas no edital.

 

Curso básico

Para o curso básico de instrumento e técnica vocal o candidato deverá ter idade igual ou acima de 12 anos e ter conhecimento inicial em instrumento, técnica vocal, teoria e percepção musical. A seleção ocorrerá nos dias 9 e 10 de fevereiro. A lista dos inscritos com local e horário de provas será divulgada no Conservatório de Música uma semana antes do processo seletivo.

 

A seleção do candidato será realizada por meio de avaliação prática, teórica e de percepção musical.  Serão avaliados o domínio inicial da leitura da partitura e domínio básico dos registros sonoros do instrumento.  A prova prática consiste numa apresentação de uma peça de livre escolha do candidato. Na teoria musical é preciso ter conhecimentos iniciais das notas na clave sol ou fá e ter a percepção da leitura métrica de livre escolha e rítmica de livre escolha.

 

O resultado será divulgado no dia 12 de fevereiro de 2015. Os candidatos aprovados estarão automaticamente matriculados no respectivo curso. A confirmação da matrícula será no período de 23 a 26 de fevereiro.  O candidato deve comparecer ao Conservatório de Música munido do Histórico Escolar; três fotos recentes  3X4, fotocópia da certidão de nascimento, da carteira de identidade e do título de eleitor para os maiores de 18 anos . Os candidatos serão matriculados por ordem de classificação até completar o numero de vagas previstas no edital.

 

Os editais dos cursos técnicos e básicos de instrumento musical e técnica vocal estão disponíveis no sitio (www.seed.se.gov.br).

 

Musicalização

 

A Secretaria de Estado da Educação também abrirá inscrições para o processo seletivo para o curso de Musicalização no Conservatório de Música de Sergipe, no período de 20 a 23 de janeiro. Serão destinadas 40 vagas, sendo 20 para o turno da manhã e 20 para o da tarde, para o ano letivo de 2015. As inscrições serão realizadas exclusivamente através do site www.seed.se.gov.br/portaldoaluno .

 

Podem participar da seleção candidatos que sejam alfabetizados, que tenham no mínimo 07 anos de idade completos ou a completar até 30 de junho de 2015 e no máximo 11 anos de idade, e que tenham disponibilidade de horário para estudar instrumento e canto no Conservatório.

 

Para efetuar a inscrição, são necessárias fotocópias da carteira de identidade do candidato e do pai ou responsável legal.

 

Processo seletivo

 

O processo seletivo acontecerá nos dias 29 e 30 de janeiro. A seleção dos candidatos será realizada por meio de entrevista com os pais ou responsáveis legais e alunos inscritos, a fim de avaliar o interesse e a disponibilidade para cumprir com as atividades do Conservatório.

 

Os alunos de 09 a 11 anos, além da entrevista, serão submetidos a avaliação nas áreas de percepção rítmica e melódica.

 

Resultados

 

Os resultados serão divulgados no dia 04 de fevereiro, a partir das 16h, no Conservatório de Música de Sergipe e no site www.seed.se.gov.br .

 

Matrículas

 

Os candidatos aprovados estarão automaticamente matriculados no curso de Musicalização. Eles devem confirmar sua matrícula entre 08 e 10 de fevereiro, das 8h às 18h, no Conservatório de Música.

 

No ato da matrícula serão exigidos fotocópia de carteira de identidade do responsável e do candidato (ou da certidão de nascimento), do CPF, de um comprovante de residência, além de uma declaração da escola descrevendo o turno e a série em que o aluno estuda, e três fotos 3x4.o da escola descrevendo o turno e a s

 

Voltar à página anterior