voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Live Paz em Todo Lugar aborda prevenção de acidentes domésticos e no espaço escolar

Por Francimare Araújo
- 04/08/2020 09:55:00
264 acessos imprimir

 

Com o objetivo de disponibilizar aos alunos, professores e interessados discussões acerca de temas da atualidade para complementar o estudo em casa, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) e do Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos (SPEDH), desta vez com o apoio do Departamento de Recursos Humanos e da Secretaria de Segurança Pública, realizará na próxima quarta-feira, 5, às 10h, por meio do Instagram da Seduc @educacaose e e da SSP @ssp_sergipe, uma live intitulada Paz em Todo Lugar, com o tema “Prevenção de Acidentes Domésticos e no Espaço Escolar (da criança ao idoso)”.

 

A convidada desta vez é a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Sanany de Almeida Alves da Silva, que atua junto à prevenção da violência, pela Coordenadoria de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE). Sanany é bacharel em Defesa Social pelo Instituto de Segurança Pública do Pará, bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe e especialista em Violência, Criminalidade e Segurança também pela UFS .

 

De acordo com Sanany, existem estatísticas recentes que mostram que, devido ao isolamento social, os acidentes domésticos tiveram um aumento de 30%. Um número muito significativo, para ela. "O isolamento faz com que muitas crianças tornem o ambiente da casa um local onde possam explorar. Então, locais onde elas tinham pouco tempo, agora têm mais tempo. Assim, é muito comum acontecerem vários tipos de acidentes", disse. Desse modo, a tenente irá abordar os diversos tipos de acidentes suscetíveis em todos os ambientes do lar.

 

O mesmo ocorre com os idosos, que também estão vulneráveis aos perigos do ambiente doméstico. A tenente dará dicas, orientações e informações pertinentes a respeito dos cuidados que se devem tomar com os dois grupos. Para mediar a conversa, o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Seduc, Jorge Costa, se fará presente.

 

Jorge Costa é professor da rede estadual de ensino, enfermeiro e advogado, com vasto conhecimento para auxiliar no bate-papo informativo.