Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Seduc lança "Ei, aperte o play" para compartilhar rotinas e protagonismo dos alunos do Ensino Médio em Tempo Integral

Por Ítalo Marcos
- 23/07/2020 12:17:00
286 acessos imprimir

Estudantes já podem se preparar para enviar e compartilhar os vídeos com as temáticas propostas

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI) e da Assessoria de Comunicação (Ascom), lançará no dia 4 de agosto o projeto "Ei, aperte o play!". A ação tem como objetivo estimular a produção de vídeos que retratem a rotina de estudos neste período de distanciamento social. Os vídeos serão recebidos por meio digital, através do link: https://forms.gle/inv1EL6ptrqbCDf5A e serão selecionados para divulgação no canal do Youtube da Seduc.

Os estudantes deverão escolher um dos temas propostos e produzir vídeos em diversas linguagens, a exemplo de documentário, entrevista, animação, ficção, entre outras. Os alunos poderão enviar quantos vídeos quiserem, mas cada produção deverá ter a duração máxima de três minutos. A equipe do NGETI realizará a seleção dos vídeos, que serão publicados no canal do YouTube da Seduc: Educação Sergipe.

"O estudante de Ensino Médio na Escola em Tempo Integral é visto como fonte de conhecimento, de iniciativa, de liberdade. Nesse sentido, o Projeto "Ei, aperte o play!" traz mais um espaço para que o jovem desenvolva suas potencialidades a partir de suas vivências no período de pandemia. Acreditamos que motivar e apoiar essas experiências contribuem na formação do jovem protagonista", afirmou a coordenadora geral do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), Emanoela Ramos.

O primeiro vídeo será postado no Youtube no dia 13 de agosto. Os demais serão divulgados todas as quintas-feiras, sempre no canal da Seduc no Youtube: Educação Sergipe. O formulário ficará aberto permanentemente para envio dos vídeos sobre qualquer um dos temas propostos.

"A ideia é estimular o compartilhamento de experiências, a divulgação de práticas protagonistas e a criatividade. Podem participar os estudantes de Ensino Médio em Tempo Integral de todo o Estado, os quais deverão produzir um vídeo relatando como têm sido os estudos não presenciais; se a pandemia mudou o Projeto de Vida; se algum novo talento foi descoberto; como a família tem contribuído neste momento; quais as principais dificuldades; como tem sido o acolhimento da escola, entre outros temas", explicou a diretora da Assessoria de Comunicação da Seduc, Gleice Queiroz.

Uma vez por mês será realizada uma live no canal do YouTube da Seduc para divulgação e conversa sobre o processo de produção dos vídeos que tiverem sido publicados. Poderão participar estudantes, gestores, coordenadores e professores envolvidos no processo.

Atribuições

Os professores deverão dar suporte e orientação aos alunos para a produção dos vídeos, além de colaborar com ideias. Já os gestores escolares deverão mobilizar a comunidade, divulgar, incentivar e acompanhar as produções. O Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral irá avaliar os vídeos, mobilizar os jovens protagonistas, coordenar o projeto, articular as formações e enviar material de divulgação para as Diretorias Regionais e gestores.

A Assessoria de Comunicação irá validar os vídeos, criar peças de divulgação, divulgar nas diversas mídias, e publicar os vídeos no canal da Seduc. As Diretorias Regionais de Educação irão divulgar o projeto para as escolas de cada região, acompanhar e estimular a participação dos protagonistas.

Temas propostos

Minha rotina de estudos não presenciais;

Como minha família tem me ajudado a estudar;

Acolhimento em tempos de pandemia, o que mudou?;

Meu Projeto de Vida;

Como a pandemia mudou o meu projeto de vida;

Descobri um talento durante a pandemia;

Tive uma ideia para ajudar a escola / comunidade durante a pandemia;

O projeto de pesquisa em que atuo, iniciação científica no Integral;

Protagonismo no Clube de Protagonismo;

A importância da tecnologia na Educação;

Solidariedade em tempos de pandemia;

Ensino não presencial: como eu vejo.

Outros temas poderão ser propostos pelos protagonistas.

Formações e oficinas

O NGETI está articulando Formações em Audiovisual e outros temas para os protagonistas, no intuito de incentivar a produção de vídeos com qualidade técnica que divulguem práticas do Ensino Médio em Tempo Integral e as inovações propostas pelos estudantes. Além das postagens dos vídeos, outra ação do projeto "Ei, aperte o play!" será a realização de oficinas em diversos temas para os estudantes do Integral.

No dia 4 de agosto, às 15h, será realizada a primeira oficina online com o tema “Cinema e Educação, a experiência de ver e fazer filmes na escola”, ministrada pelo professor Raul Marx, mestre em cinema pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para participar, é preciso ser estudante do Ensino Médio em Tempo Integral e preencher a ficha de inscrição no link: https://forms.gle/EY3qxG8MTtKNgtue7.

Não há limite de número de inscritos, e os estudantes irão receber por e-mail e por SMS o link para participar das oficinas na plataforma que ainda será definida.