voltar
FALTAM
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura adere à campanha do Outubro Rosa

Por Silvio Oliveira
- 08/10/2019 13:07:00
296 acessos imprimir

Como forma de conscientizar os servidores e o público geral a realizarem o exame da mama, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) aderiu nesta terça-feira, 8, à campanha do Outubro Rosa. Com o tema “Prevenir é um ato de amor”, nesta segunda-feira, 14, haverá uma programação de acolhimento com distribuição do laço rosa, símbolo da campanha, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, em Aracaju. As ações são coordenadas pelo gabinete do secretário da Seduc e o Departamento de Recursos Humanos.

 

A programação continua dia 21 de outubro, às 8h15, com a exibição do vídeo Guida, do Cine Clube Cineds, uma parceria entre a Seduc e a UFS. Às 8h30 haverá uma roda de conversa com a referência técnica da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde, Rita de Cássia Ramos. De 15 a 30 de outubro acontecerão ações itinerantes em unidades da Seduc com arte-educadores do Núcleo de Projetos Inovadores e Criativos (Nupi).

 

Virgínia Lúcia Menezes, coordenadora do Nupi, informa que os diversos setores estão mobilizados e o Nupi levará ações de música e teatro como forma de sensibilizar para o autocuidado com a mama e a participação da comunidade na roda de conversa do dia 21 de outubro. “Também iremos em setores fora do Complexo Administrativo para alertamos sobre o autocuidado e prevenção da saúde”, disse.

 

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. O Outubro Rosa objetiva lembrar que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o prognóstico. É um tipo de alerta para que elas façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e, caso necessário, aumentar as chances de cura.

 

Para Rosilene Maria Santos, chefe de gabinete da Seduc, mais uma vez a Seduc abraça a causa da campanha de prevenção ao câncer de mama, como fez em 2018, em apoio à Secretaria de Estado da Saúde e, em especial, aos servidores e à sociedade como um todo. “Esta Secretaria tem um papel muito importante: proporcionar a aprendizagem e compartilhar conhecimentos, e tal papel não se restringe à sala de aula, mas sim em desenvolver ações que alcancem cada cidadão, ou seja, alunos, pais e comunidades. Desse modo exercemos o dever da Gestão Pública, comprometendo-nos a transmitir informações e promover a conscientização, nesta ocasião sobre o câncer de mama, e sobre a importância da prevenção e de detectá-lo precocemente, aumentando as chances de tratamentos e da cura”, disse.