voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Secretário conversa com professores e alunos e dá as boas-vindas à nova direção do Colégio Estadual Glorita Portugal

Por Ítalo Marcos
- 09/09/2019 14:40:00
424 acessos imprimir

 

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, fez, na manhã desta segunda-feira, 9, mais uma visita sem agendamento prévio a uma escola da rede estadual. Desta vez foi o Colégio Estadual Glorita Portugal, em São Cristóvão, onde foi recebido pela nova equipe diretiva.

 

Junto à diretora Cláudia Rejane da Silva Aragão, que está assumindo a direção nesta segunda-feira, o secretário percorreu todas as instalações da unidade de ensino, conhecendo a estrutura das salas de aula, sala de professores, sala de recursos, biblioteca, laboratórios, etc. O colégio tem atualmente 1.125 alunos matriculados, do ensino fundamental maior ao ensino médio.

 

"A coisa que eu mais gosto de fazer na Secretaria é visitar escolas, algo que tenho feito desde que assumi. São sempre visitas não agendadas, pois a ideia é verificar o funcionamento normal do dia a dia da escola. Tenho como meta visitar todas as 337 escolas da rede", disse o secretário.

 

Durante a visita, Josué Modesto conversou com professores e alunos e deu as boas- vindas à nova equipe diretiva. Ele ouviu dos docentes e estudantes as principais demandas do Glorita Portugal, para conhecer as reais necessidades e buscar solucioná-las. "Isso valoriza muito o nosso trabalho porque essa é uma escola de renome na comunidade e que está precisando desse apoio da Secretaria e da união de forças. Assumimos aqui com a nossa experiência e a boa vontade para fazer um ótimo trabalho", disse a diretora.

 

Diálogo com a comunidade escolar

 

Na sala dos professores, Josué Modesto teve uma conversa franca com os docentes e representantes de alunos sobre as questões pertinentes à escola e à Educação de uma maneira geral. "Aqui nós captamos algumas dificuldades da escola, a princípio coisas simples e fáceis de resolver. É importante também que a direção se aproprie dos recursos, como o Profin, para que possa resolver problemas de menor complexidade", explicou.

 

Josué destacou que uma de suas maiores preocupações nas escolas é a carência de professores, explicando que atualmente há nove mil docentes na rede estadual, mas que eventualmente alguns estão em licença médica, gestação, curso de capacitação ou ocupando cargo de direção, o que gera lacunas temporárias na sala de aula. "Nada é mais grave na escola do que a falta de professor, mas já foi aprovado o Projeto de Lei que prevê a contratação temporária de professores substitutos, o que resolverá esse problema", afirmou.

 

Os alunos Lucas Jéferson e Olga Mariane, do 3º ano, participaram do encontro e falaram sobre a importância da visita do secretário. "A escola tem uma estrutura muito boa, mas que não é bem aproveitada. Então é boa a presença do secretário aqui para ver a nossa situação e dar um jeito de melhorar", afirmou Olga.

 

Já a professora de química, Sandra Suely Ruas Vilas Boas dos Santos, ensina no Glorita Portugal há nove anos e disse que essa foi uma grande oportunidade para todos. "Nesses anos todos nunca tivemos uma oportunidade dessa, de ter o secretário de Educação aqui em nossa escola. Principalmente hoje, que está se iniciando uma nova gestão. Isso nos deu uma certa expectativa para que as coisas melhorem. Todas as ideias que o secretário colocou nos agradam, e a preocupação de tomar providências com relação a alguns problemas pontuais da escola nos anima e nos dá perspectiva de ter uma educação melhor", disse.