voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Governo finaliza reuniões de articulação com os municípios para a elevação dos indicadores da Educação

Por Leonardo Tomaz
- 22/08/2019 16:45:00
708 acessos imprimir

 

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) finalizou nesta quinta-feira, 22, com saldo positivo, as reuniões de articulação para a melhoria dos indicadores da Educação Pública de Sergipe. O encontro foi direcionado aos secretários e representantes das Secretarias Municipais de Educação (Semeds) que compõem a Diretoria Regional de Educação 2 (DRE2) e contemplam os municípios de Boquim, Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Simão Dias e Tobias Barreto. Na ocasião, foi formalizado o convite aos gestores a participarem, juntamente com os prefeitos, do lançamento do Pacto pela Alfabetização, a acontecer no dia 29 de agosto.

 

De acordo com a técnica da Coordenadoria de Gestão Democrática e Articulação com os Municípios (Cogedam), Sayonara Rodrigues, o ciclo de visitas é finalizado com boas experiências. Ela destaca que os secretários municipais se mostraram entusiastas do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração. "Trata-se de uma etapa importante porque é o momento em que a gente faz um panorama geral dos objetivos do Pacto pela Educação e como será a participação dos municípios. É uma proposta que foi acolhida pelos secretários, que se sentiram sensibilizados e entusiasmados com as metas a serem conquistadas", disse.

 

A diretora da DRE 2, professora Daniela Silva, afirma que é necessário o alinhamento entre as redes Estadual e Municipais de Educação para a elevação dos índices de ensino e aprendizagem das escolas públicas. "Nessa perspectiva, aqui na Regional dois criamos um cronograma de reuniões com secretários e coordenadores pedagógicos dos sete municípios para tratar de ações pontuais de melhoria da Educação. São ações pensadas com o intuito de trabalhar a correção da distorção idade-série".

 

Para o diretor de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Simão Dias, professor Luiz Alberto Prata, a contribuição dos municípios no pacto pela alfabetização será de suma importância. "São iniciativas como essas que fortalecem a Educação no nosso Estado. Acredito que o governo foi feliz em pensar em um pacto que integra todas as redes em um único propósito", parabenizou.

 

O Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa também é aprovado pela secretária de Educação de Tobias Barreto, professora Graça Barreto. A gestora explica que as "pautas a serem tratadas, como a distorção idade-série, são assuntos que competem às redes de Educação do Estado e dos municípios. Portanto, é necessário esse alinhamento para fortalecer as políticas educacionais em Sergipe".

 

Alfabetiza Pra Valer

 

O Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa, Alfabetiza Pra Valer, visa garantir a melhoria do atendimento escolar aos estudantes do ciclo de alfabetização e contribuir para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita, permitindo a progressão escolar e a prevenção do abandono, da evasão e da distorção idade-série nos anos subsequentes à alfabetização. A expectativa é beneficiar, anualmente, mais de 46 mil crianças nas escolas públicas de Sergipe do Ensino Fundamental.

 

O programa será lançado pelo governador Belivaldo Chagas e pelo secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, no dia 29 de agosto, às 9h, no Teatro Tobias Barreto, com a presença de secretários e prefeitos dos 75 municípios de Sergipe.

 

Repactuação do Currículo e Reorganização da oferta da Educação Básica

 

Ainda na reunião, a equipe da Seduc transmitiu e esclareceu aos gestores municipais informações sobre a repactuação do Currículo Sergipano, conduzido pela coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo (Nepac), professora Áurea Sérgia Oliveira Prado. O reordenamento da oferta da educação básica foi explicado pela técnica do Departamento de Recursos Humanos (DRH), professora Jussimar Menezes Fontes. Além disso, também foi disponibilizado o arquivo digital com uma Avaliação Diagnóstica/Simulado para a prova Saeb 2019, com o intuito de ser mais um instrumento de apoio e suporte na preparação das redes para a avaliação.