Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Departamento de Apoio ao Sistema Educacional alinha ações com coordenadores das regionais e dos polos do Pré-Universitário

Por Ítalo Marcos
- 09/08/2019 13:56:00
625 acessos imprimir

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), Eliane Passos, promoveu na manhã desta sexta-feira, 9, uma reunião com os coordenadores dos 44 polos do Pré-Universitário e os técnicos das diretorias regionais de Educação. Esse foi o primeiro encontro desde que a professora Eliane assumiu a gestão do Dase, na semana passada.

"Essa é uma reunião para apresentar a nova equipe diretiva do Dase e promover o alinhamento das ações, dando também continuidade ao que já estava sendo realizado no curso Pré-Universitário. Esse é um programa exitoso, com uma importância conquistada ao longo dos anos. Quando temos mais de dez mil inscritos em um simulado, isso é consequência do que já foi feito até agora", afirmou.

Durante a reunião, a nova equipe gestora do Dase foi apresentada, tendo como diretora a professora Eliane Passos; coordenadora estadual do Pré-Universitário, Maria Ananízia Hora; e coordenadores pedagógicos Gisele Pádua dos Santos e Joelson Oliveira.

Um dos temas da reunião foram os aulões de revisão que acontecerão no próximo sábado, 10, sendo um para os alunos dos municípios da DRE 8 e outro para os alunos das DREs 9 e 7. "Vamos também passar orientações quanto a esses aulões, que serão realizados em parceria com as regionais de Educação para oferecermos todo o acolhimento aos nossos alunos, preparando-os para o Enem", explicou Eliane Passos. Foram também passadas orientações sobre o Simula Enem, cujo primeiro dia de aplicação será 18 de agosto.

O aulão para a DRE 8 será realizado no Centro Estadual Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, com a previsão de cerca de 600 estudantes. Já para as DREs 9 e 7, o aulão acontecerá no Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, em Nossa Senhora da Glória, com cerca de 700 alunos. "Toda a logística de transporte já está organizada para levar os estudantes aos locais dos aulões. Eles terão todo o acolhimento da equipe do Dase, com lanches, kits e material pedagógico", afirmou.

Alinhamento de ações

Os participantes do encontro, que são articuladores do curso Pré-Universitário em todo o Estado, ressaltaram a importância desse contato direto com a gestão do Dase para o alinhamento de ações. "A cada dia o Estado tem procurado trabalhar em rede. Isso faz com que as ações da Seduc cheguem às unidades de ensino. Quando os diversos departamentos conversam entre si, os resultados ficam melhores e mais coerentes", disse Márcia Beatriz Oliveira Reis, assessora da DRE 7.

A mesma opinião foi compartilhada por Ronaldo de Jesus Fonseca, coordenador do polo de Boquim. "A gente trabalha com o futuro dos jovens, então essa reunião entre o Dase e os coordenadores vai tornar mais claras as ações que devemos realizar. Isso vai resultar em um aperfeiçoamento e melhorias em prol do aprendizado dos alunos", declarou.

Maria José dos Santos, técnica da DRE 9,  estava bastante interessada nas orientações que foram repassadas sobre a revisão do final de semana. "A gente vai alinhar todas as orientações, ainda mais porque teremos um aulão amanhã. Então essas informações são importantes para que todos os envolvidos sejam beneficiados. É importante a gente garantir que todos os alunos tenham equidade de oportunidades na participação dos aulões", afirmou.

O coordenador do polo do Colégio Estadual Professor João Costa, José César da Silva, também se mostrou satisfeito com a reunião. "Para mim, que estou iniciando agora, é um momento de observação. Esperamos da equipe do Dase uma nova proposta de trabalho e que conduza as ações da melhor maneira, atendendo a todos os polos e atingindo os objetivos propostos", declarou.