voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Centro de Excelência Vitória de Santa Maria realiza dia da família com atividades psicopedagógicas

Por Leonardo Tomaz
- 14/05/2019 11:22:00
273 acessos imprimir

 

 

Buscando conscientizar a sociedade sobre as consequências da ansiedade e depressão no ambiente familiar, o Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, em Aracaju, realizou o ‘Dia da Família' com atividades psicopedagógicas envolvendo toda a comunidade escolar. O objetivo da ação é discutir o enfretamento e incentivar a busca por tratamento de doenças psicológicas.

 

Atualmente, as escolas da rede estadual de ensino estão cada vez empenhadas em esclarecer informações sobre saúde mental na educação pública. São projetos e atividades quem envolvem escola e sociedade.

 

De acordo com o professor Ricardo Teles, responsável pela atividade no Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, a ideia do evento surgiu após a equipe docente identificar alguns estudantes que estavam passando por problemas psicológicos. "A gente estava recebendo muitos casos de depressão e consequentemente alunos e pais que não sabiam lidar com a doença. Por conta disso, decidimos fazer essa ação para orientar e mostrar mecanismos de enfretamento à doença", destaca.

 

Ele completa dizendo a necessidade de dialogar com os alunos sobre doenças psicológicas. "Por ser uma patologia cada vez mais recorrente na sociedade, a escola pública tem o dever de trazer essa discussão para que as crianças e adolescentes tenham maior entendimento. Percebemos também que os pais se interessam e buscam se informar, por isso a importância de conversar e direcioná-los para o tratamento", destaca o professor dizendo que a equipe docente encaminha ao atendimento especializado alguns casos ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro.

 

Atentos às explicações, os estudantes dos três turnos tiveram a oportunidade esclarecer dúvidas com os profissionais especializados. A assistente social, Miraci Santos Correia, mediou a palestra sobre importância da colaboração. Enaltecendo o trabalho em conjunto com o constante diálogo entre família, comunidade e escola. Em seguida, o psicólogo Israel Jairo Santos falou sobre depressão, ansiedade e automutilação.