voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Educação promove Encontro Formativo para socializar o Currículo de Sergipe

Por Ítalo Marcos
- 14/05/2019 10:16:00
226 acessos imprimir

 

 

Por Ítalo Marcos

 

O Departamento de Educação (DED) da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) coordenou na última segunda-feira, 13, o Encontro Formativo para socializar o Currículo de Sergipe - Educação Infantil e Ensino Fundamental - construído à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

O evento foi realizado no Auditório Professora Maria Hermínia Caldas, na sede da Seduc, sob a coordenação da Equipe do Currículo, e contou com a participação de servidores do Departamento de Educação, Conselho Estadual de Educação, Departamento de Inspeção Escolar, Departamento de Recursos Humanos, Coordenadoria de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios e Assessoria de Planejamento.

 

A diretora do Departamento de Educação e Coordenadora Estadual do Currículo pela Seduc, Ana Lúcia Lima, explicou o objetivo do encontro. "Queremos promover estudos sobre o Currículo de Sergipe e integrar as ações dos Departamentos, Assessorias e Serviços internos da Seduc no processo de sua implementação, sobretudo na construção dos Cadernos Complementares que trarão orientações sobre as modalidades de ensino e práticas pedagógicas", disse.

 

Além desse evento, o Departamento de Educação pretende realizar outras formações com esses setores a fim de aprofundar os estudos das Áreas de Conhecimento e seus componentes curriculares, Revisão dos PPPs e elaboração dos cadernos complementares.

 

O Coordenador Estadual do Currículo pela UNDIME, professor José Tenôrio, foi um dos mediadores dos estudos e considerou a iniciativa como relevante para a Seduc. "É uma iniciativa importante integrar os setores da Secretaria de Educação em torno da temática do Currículo de Sergipe, porque a formação continuada e a construção de cadernos complementares, que são as próximas etapas nesse processo, dependerão do engajamento de todos", afirmou.

 

A Coordenadora do Ensino Fundamental do DED/Seduc, e responsável pelos anos finais do Ensino Fundamental na construção do Currículo, professora Kelly Valença, falou sobre a necessidade de mudanças em relação à prática pedagógica, enfatizando a formação continuada dos professores e gestores como principal ação para atendimento às demandas do século XXI.

 

A Coordenadora de Etapa nos Anos Iniciais, Áurea Sérgia Oliveira Prado, fez um balanço positivo do encontro. "Vejo nesse momento de integração entre os serviços do Departamento de Educação da Seduc grande possibilidade de agregarmos mais profissionais focados nas competências e habilidades que compõem o Currículo de Sergipe, pautado na BNCC. O trabalho colaborativo entre as redes e todos que contribuíram na elaboração do Currículo traz para Sergipe uma identidade que legitima o potencial educacional que juntos poderemos desenvolver, proporcionando aos nossos estudantes uma educação de qualidade e acessível a todos", declarou.

 

O professor João Manoel, redator de Educação Física e assessor do DED, avaliou com o encontro de maneira positiva. "Os participantes contribuíram ativamente com o encontro e, além desse evento, no próximo dia 16 de maio continuaremos o ciclo formativo a fim de aprofundar os estudos sobre o Currículo de Sergipe, com atividades práticas e a participação dos Redatores dos diversos componentes", explicou.