voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Centro Estadual de Educação Profissional Neuzice Barreto realiza aula inaugural de suas primeiras turmas

Por Lucas Silva
- 11/03/2019 15:02:00
296 acessos imprimir

 

Edificada pelo Governo de Sergipe a partir de um investimento superior a R$12 mi, a unidade escolar está localizada no polo industrial de Nossa Senhora do Socorro e formará técnicos em Automação Industrial de forma integrada ao ensino médio

 

Com a proposta de atender à demanda do mercado local por mão de obra especializada, o Governo de Sergipe iniciou, nesta segunda-feira, 11, com uma aula inaugural, as atividades pedagógicas do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Neuzice Barreto (CEEP Neuzice Barreto), unidade escolar da Rede Estadual de Ensino que oferta formação técnica de nível médio na área de Controle e Processo Industrial.

 

Todos os estudantes recém-matriculados, que são os primeiros a estudar nessa nova escola, foram acolhidos no primeiro dia de atividades pelas equipes gestora e pedagógica da unidade escolar. O CEEP Neuzice Barreto preencheu, por meio de processo seletivo, as 175 vagas disponibilizadas em seu primeiro edital de seleção de alunos para composição de cinco turmas de 1ª série do ensino médio integrado ao Curso Técnico em Automação Industrial.

 

De acordo com a professora Marleide Cruz de Araújo, diretora de Educação da DRE'8 (Diretoria Regional de Educação -8), com a abertura do edital de seleção foi possível ter uma dimensão ainda maior acerca da importância desta escola para a comunidade local. "Tivemos quase 300 inscritos para as 175 vagas que ofertamos. Selecionamos os alunos a partir da análise das médias dos candidatos em Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental.

 

Diante disso, vimos o quanto é grande a demanda por Educação Profissional nesta localidade", afirmou, ao destacar que, em 2020, a oferta de vagas na unidade escolar deve dobrar.

 

"Quando soube que a escola abriria vagas para o ensino médio integrado à Educação Profissional não perdi tempo e fiz minha inscrição no processo seletivo. Fui aprovada e agora estou iniciando o curso técnico que me preparará para o mercado de trabalho", conta Gracyelle Santos de Jesus, residente nas proximidades e uma das estudantes do CEEP Neuzice Barreto.

 

A escola, construída pelo Governo de Sergipe a partir de um investimento de R$ 12.390.000,00, está localizada no conjunto habitacional Marcos Freire II, no Complexo Taiçoca, em Nossa Senhora do Socorro, um dos principais polos industriais da Grande Aracaju. Com esta unidade escolar, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), órgão responsável pelo gerenciamento da Rede Estadual de Ensino, busca atender à demanda das indústrias da região por mão de obra especializada.

 

"Com essa aula inaugural, damos início às atividades do CEEP Neuzice Barreto e concretizamos um sonho da comunidade local. É um momento de realização e de muita satisfação para todos nós que trabalhamos para fazer essa escola se tornar uma realidade", afirma a professora Rivânia Andrade, coordenadora do Serviço de Educação Profissional da Seduc, ao destacar a extensa programação que a equipe gestora preparou para acolher os estudantes na primeira semana do ano letivo 2019/1.

 

Convidado especial para a aula de boas-vindas, o professor Kleber Santos Lima, engenheiro eletricista, proferiu uma palestra para os estudantes do Neuzice Barreto na qual tratou das inovações da cadeia industrial e das possibilidades e desafios do mercado de trabalho no qual os jovens técnicos serão absorvidos.

 

Segundo afirmou, é importante que o estudante de automação industrial possa compreender bem o mercado em que irá atuar para melhor enfrentar os desafios que os aguardam no campo de atuação profissional.

 

"O aluno que cursa o ensino médio ao mesmo tempo em que se capacita profissionalmente se diferencia dos demais por ter uma visão voltada para o mercado de trabalho. Esse estudante não entra no ensino médio pensando já no ensino superior; isso pode sim ser um objetivo dele, mas ele visa, sobretudo, a ingressar no mercado de trabalho", explica Amanda Alcântara, professora que lecionará Segurança do Trabalho aos estudantes de Automação Industrial do CEEP Neuzice Barreto.

 

Aprovada em primeiro lugar no processo seletivo de alunos, a estudante Larissa Millena de Santana Sá, 17 anos, afirma que a estrutura da nova escola, que conta com 12 salas de aula e seis laboratórios, foi fundamental em sua escolha pela formação técnica integrada ao ensino médio. "Candidatei-me a uma vaga com o objetivo de uma preparação melhor, que fosse além do ensino médio convencional e encontrei nessa escola tudo de que precisava para isso. E isso tudo, estudando próximo de casa", destaca a jovem estudante, moradora do conjunto habitacional João Alves Filho.

 

Irmã gêmea da Gracyelle, Gracyanne Santos de Jesus também foi aprovada no processo seletivo e ingressou na primeira turma do CEEP Neuzice Barreto. As jovens moram no conjunto habitacional Albano Franco, que fica próximo à escola onde se formarão, em três anos, técnicas em Automação Industrial. "A estrutura da escola e a oferta do curso técnico nos chamaram a atenção. Aí decidimos tentar uma vaga e hoje estamos iniciando uma nova jornada de estudos", comemorou a jovem.

 

Iniciadas as aulas do primeiro curso ofertado no CEEP Neuzice Barreto, explica a coordenadora do Serviço de Educação Profissional da Seduc, técnicos da pasta irão a campo consultar a comunidade antes de o governo estadual formatar a oferta de outros cursos técnicos nessa escola, "de modo que possamos estar sempre em consonância com as demandas dos arranjos produtivos locais", destaca a professora Rivânia Andrade, ao tratar de perspectivas futuras.

"Nessas cinco primeiras turmas que abrimos, além de estudantes residentes em Nossa Senhora do Socorro, matriculamos jovens de outros municípios que foram atraídos à escola pelas condições de infraestrutura que ela oferece", completa o professor Civaldo Siqueira, gestor escolar do novo CEEP.

 

O Centro Estadual de Educação Profissional Professora Neuzice Barreto foi instalado em um terreno de 12.000m², localizado na Avenida Perimetral B, no Conjunto Marcos Freire II, e possui área construída de 5.577,39m². Conta com blocos administrativo e pedagógico, formados por dois pavimentos e 12 salas de aula com capacidade para 40 alunos cada.

 

Além dos laboratórios de química, biologia, física, matemática, línguas e informática, a unidade escolar conta, também, com setor administrativo, biblioteca, auditório para 200 pessoas, anfiteatro e quadra poliesportiva coberta, com duas arquibancadas. O prédio escolar dispõe também de bloco de serviços com cozinha, refeitório e despensa; baterias de sanitários masculinos e femininos, uma em cada pavimento; e estacionamento para 35 veículos, bicicletário e estacionamento para motocicletas, além de casas de gás, de força e de lixo.