Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Técnicos participam de capacitação para segunda etapa do Censo Escolar 2018

Por Ascom/ Seduc
- 06/02/2019 10:05:00
258 acessos imprimir

O levantamento é o mais importante para políticas públicas e avaliação da educação no país

A Secretária de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) promoveu nesta terça-feira, 5, um treinamento para técnicos municipais e estadual sobre o Módulo de Situação do Aluno, referente à segunda etapa do Censo Escolar. A capacitação foi realizada pela equipe de Serviço de Informação Estatísticas da Assessoria de Planejamento (Sines/Asplan), realizada no Centro Administrativo e Pedagógico da Seduc, em Aracaju, e teve o intuito de esclarecer dúvidas e guiar os diretores regionais e municipais de educação para que possam capacitar as escolas de sua localidade.

O período para a coleta da situação do aluno, relativo ao movimento e rendimento do discente começou nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, e permanece aberto até o dia 20 de março. Essa fase deve ser efetuada pelas escolas estaduais, municipais e privadas que se cadastraram no primeiro estágio, referente aos dados de escolarização na Matrícula Inicial do Censo Escolar 2018, e as instituições novas ou paralisadas que iniciaram ou finalizaram suas atividades ainda em 2018.

A coleta de dados é realizada exclusivamente pelo Sistema Educacenso. Após o fim do prazo de coleta é aberto o período para conferência e correção de dados, que vai de 1º a 15 de abril. Os resultados finais serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 10 de maio de 2019.

O representante da Secretaria de Educação de Macambira, Douglas Andrade, destacou que esse tipo de reunião transfere mais conhecimento para se realizar um trabalho mais firme e correto. “Ajuda muito enquanto aperfeiçoamento do nosso trabalho”, avaliou.

Marisa Aparecida, técnica da Secretaria de Educação de Santo Amaro, informou que treinamentos como este são importantes por serem através deles, em que os municípios podem tirar dúvidas, esclarecer documentos e melhorar a elaboração dos dados escolares.

Censo Escolar

O registro é a principal ferramenta de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área.

Os dados são usados ainda para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

A coleta de dados tem um caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, e a segunda etapa ocorre o preenchimento da Situação do Aluno.

De acordo com a diretora da Sines e coordenadora estadual do Censo Escolar, Jucileide Aragão, o instrumento é fundamental para compreender a situação da educação no Estado e no país. “O Censo Escolar é importante, principalmente para as escolas públicas, pois ele serve como parâmetro para todas as políticas públicas e recebimento de equipamentos e material didático”, explica.

Para uma melhor assistência, as capacitações da Seduc serão realizadas em todas as diretorias regionais de educação (DREs). Confira o calendário:

6 de fevereiro - DRE 07

7 de fevereiro - DRE 02