voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Unificação do calendário escolar com ano civil é meta a ser posta em prática

Por Ítalo Marcos
- 05/02/2019 14:57:00
832 acessos imprimir

 

 

Debate será feito em todas as Diretorias Regionais de Educação e Diretoria de Educação de Aracaju

 

Por Ítalo Marcos

 

Diretores, secretário e coordenadores escolares da rede estadual de ensino participaram, na manhã desta terça-feira, 5, de uma reunião sobre a unificação do calendário escolar com o ano civil. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh), em Aracaju. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), através do Departamento de Inspeção Escolar (Dies), a reunião teve como público representantes das escolas pertencentes à Diretoria Regional de Educação 8.

 

A diretora do Dies, Eliana Borges, apresentou as quatro propostas de calendário escolar e mostrou os principais pontos da Portaria nº 0269/2019, que estabelece as diretrizes para o funcionamento das instituições de ensino integrantes da Rede Pública Estadual no ano letivo de 2019. Foram abordados também diversos pontos importante, como o cadastro dos alunos no Sistema Integrado de Gestão Escolar (SIGA), Censo Escolar, Fluxo Escolar, entre outros. "Nossa proposta é que até o ano de 2021 todas as escolas iniciem e terminem dentro do ano civil", explicou Eliana Borges.

 

A diretora do Dies lembrou ainda que, no dia 28 de janeiro, durante a solenidade de entrega de ônibus escolares, o governador do Estado, Belivaldo Chagas, reforçou a necessidade da unificação do calendário escolar, falando sobre a importância de se fazer uma ação em conjunto visando alcançar esse objetivo.

 

Durante a reunião, foram destacados alguns benefícios da utilização do calendário escolar dentro do ano civil, como: redução da evasão escolar, facilidade de acompanhamento do currículo pelos alunos que são transferidos de uma escola para outra, férias escolares no início do ano, melhor preparação dos estudantes para o Enem, aperfeiçoamento da organização do transporte escolar para alunos das redes estadual e municipais, entre outros.

 

Benefícios

 

Os participantes da reunião se mostraram favoráveis a unificação dos calendários, mostrando a importância dessa iniciativa e os benefícios que isso traz. Foi o caso da diretora da DRE-8, Marleide Cruz de Araújo.

 

"Na nossa caminhada, percebemos que a gente perde muitos alunos, e um dos fatores é o calendário escolar. Os pais dos estudantes querem que os filhos comecem as aulas no tempo certo. A diferença do calendário escolar e do calendário civil vem prejudicando muito, inclusive os nossos alunos que prestam o Enem. A gente precisa unificar os calendários para que nossos trabalhos e atividades sejam efetivos", afirmou.

 

O coordenador Antônio Francisco dos Santos, do Colégio Estadual Professora Olga Barreto, em São Cristóvão, também sinalizou positivamente diante das propostas da reunião. "Cada escola tem sua autonomia. Mas é importante promover essa unificação dos calendários, que vai melhorar e facilitar o trabalho dos professores e dos alunos em todos os sentidos", disse.

 

A mesma opinião foi compartilhada por Silvânia Maria Santos de Souza, diretora da Escola Rural Povoado Mussuca, em Laranjeiras. "A escola onde trabalho já está com o calendário unificado, nós começamos as aulas em fevereiro e terminamos em dezembro, e isso é muito bom porque resgata a ideia das férias no início do ano. Unificando os calendários, os alunos se preparam melhor para o Enem e o transporte dos estudantes também fica mais organizado", afirmou.

 

A reunião sobre a unificação dos calendários será realizada em todas as Diretorias Regionais de Educação, conforme o cronograma:

 

Data

DRE

05/02/2019

DRE-8

06/02/2019

DRE-6

07/02/2019

DRE5 (manhã) e DRE-4 (tarde)

08/02/2019

DRE-9

11/02/2019

DEA

12/02/2019

DRE-3

13/02/2019

DRE-7

14/02/2019

DRE-1

15/02/2019

DRE-2