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06/12/2018 12:29 (209 acessos)

Colégio Estadual Deputado Joaldo Vieira Barbosa realiza o X Projeto Afro

O Colégio Estadual Deputado Joaldo Vieira Barbosa, localizado em Salgado, circunscrito à DRE 2, realizou na última sexta-feira, 30, o X Projeto Afro. Em alusão ao dia nacional da Consciência Negra, estudantes e professores desfilaram pelas ruas da cidade com fantasias e ao som de ritmos africanos.

 

Durante os 10 anos de existência da unidade de ensino, o projeto Afro tem acontecido com o objetivo de conscientizar e aproximar estudantes e comunidade escolar sobre a questão do negro na sociedade brasileira, levando os estudantes do colégio à reflexão de temas como preconceito racial e a valorização da cultura, arte e história dos povos africanos.

 

No decorrer do ano letivo, equipe diretiva, professores e alunos discutiram todos os detalhes e atividades que culminaram na realização de oficinas, dramatizações e o desfile dos ritmos.

 

Na abertura do desfile foram homenageados os povos que lutavam por independência, liberdade e uma vida digna, representados pelos alunos Leonardo Chagas (3ª série E), Rosana Dias (3ª série A), Sabrina Moura (2ª série B) e Maria Lária (1ª série A). Logo após, alguns países africanos foram homenageados por alunos caracterizados com trajes originais simbolizando sua cultura, sua arte e sua história. Os estudantes também homenagearam os 10 anos do colégio e do projeto, trajando camisas correspondentes a cada ano de luta pela conscientização.

 

Foram apresentados pelos alunos, ainda, os ritmos africanos: Amagunju de Kabaka (2ª série B), Mambo afro house (1ª B), Afro dance (2ª D), Afro house kuduro (3ª séries D e E), Akuluwo (1ª F), Marrabenta (1ª C), Kazukuta (1ª série E), Petit afro (1ª A), Afro dance freestyle (2ª C), Kadondo (3ª série B), Funaná (2ª A), Azonto (2ª E), Dança do ventre (3ª série A), Kizomba (3ª C) e encerrou-se o desfile com o ritmo Afro dance (2ª série D).

 

Essa e outras atividades podem ser apreciadas através do Instagram do colégio @CEDJVB, administrado pelos alunos do Curso de Mídias e Cultura Digital do Projeto Ensino Médio Inovador – PROEMI 2018.

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