08/11/2018 13:06 (302 acessos)

BNCC: Currículo de Sergipe será apresentado aos conselhos Estadual e Municipais de Educação

Por Lívia Lessa

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realiza na manhã da próxima segunda-feira, 12, às 9h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão, a solenidade de entrega do Currículo de Sergipe - Ensino Fundamental - ao Conselho Estadual de Educação (CEE) e aos Conselhos Municipais de Educação.  Na ocasião, também acontecerá o Seminário Estadual de Devolutiva da Consulta Pública e Orientação para Regulamentação do Currículo junto aos sistemas de ensino.

Participarão do encontro os secretários municipais de Educação, presidentes dos conselhos estadual e municipal, redatores da BNCC e articuladores municipais e regionais. Marcarão presença também os gestores das Diretorias Regionais de Educação e chefes de departamento da Seed.

A diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy Souza, relembra que a construção do currículo ocorreu por meio de um trabalho pautado no regime de colaboração com os 75 municípios sergipanos. Segundo ela, após a consulta pública, os redatores avaliaram as colaborações e sugestões nos eventos denominados "Dias C" e na Plataforma Online disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC), logo em seguida foram sistematizadas todas as contribuições.

Entrega do currículo aos conselhos

"A entrega do currículo para o Conselho Estadual de Educação e Conselhos Municipais de Educação representa um marco na história da educação de Sergipe, pois todo o trabalho de elaboração do documento foi realizado de maneira coletiva, pautado no regime de colaboração. Após essa apresentação, as instâncias realizarão a regulamentação do documento até dezembro", anuncia a diretora do DED.

Currículo Sergipano

O exercício de elaboração do Currículo contou com a participação direta de uma equipe formada por servidores, do quadro permanente da rede pública de ensino, com financiamento do MEC, por meio do Programa PROBNCC, composta de dois coordenadores estaduais, três coordenadoras de etapa, um analista de gestão e um articulador do Regime de Colaboração. Além dos 22 professores redatores, houve a contribuição indireta de professores colaboradores das redes de ensino estadual, municipais e de escolas privadas, bem como de 75 articuladores, representantes de todos os municípios sergipanos.

A construção do documento teve como base oito princípios norteadores, elencados pela equipe de redação do currículo, visando ao desenvolvimento integral do aluno, sendo eles: Colaboração, Respeito à diferença, Criticidade, Inclusão, Equidade, Autonomia, Sustentabilidade e Criatividade.

Seminário

A diretora do DED informa que, logo após a solenidade de entrega do currículo, acontecerá o Seminário. "Este será o momento de realizar uma devolutiva à sociedade de todas as contribuições realizadas no período de consulta pública. E, ainda, será feita uma retrospectiva apresentando os encontros que propiciaram a construção coletiva", destaca.  Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy Souza explica que o Conselho Estadual de Educação e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) integram o Comitê de Acompanhamento de Implementação da BNCC, ambos elaboraram orientações para serem socializadas.

A Comissão Estadual de Mobilização para a Implementação da BNCC, em 2018, realizou diversos encontros e momentos de discussões desde o mês de março, fortalecendo, dessa maneira, ainda mais o regime de colaboração que teve início em 2017. Os trabalhos contaram com o envolvimento dos 22 redatores, sendo 11 professores que estão em sala de aula como regentes de classe e 11 docentes dos munícipios.

Comissão Estadual

A Comissão Estadual conta com a participação, envolvimento e colaboração dos representantes da Seed, Undime, Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Federação dos Estabelecimentos Particulares do Estado de Sergipe (Fenen) e Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).

Regime de colaboração e diálogo com os munícipios

O representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Adailson de Jesus, destaca que Sergipe realiza um trabalho pautado no diálogo com os municípios. De acordo com ele, o regime de colaboração integrado é a base para a participação democrática.

"Assim que aconteceu o lançamento da versão preliminar do currículo, em 10 de agosto, ficou disponível até o dia 18 de setembro na Plataforma Online. Paralelo a este momento, houve ampliação das discussões nos seminários municipais e regionais. Após a apresentação aos Conselhos Estadual e Municipais será feita a análise do documento. É importante ressaltar que neste momento não se finalizam os trabalhos. Ao entregarmos o currículo, deixamos também as orientações para os próximos passos, no caso ao que se refere à formação dos professores e revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos. Já temos o planejamento para as próximas etapas ", disse Adailson de Jesus, ao explicar que esse regime de colaboração viabiliza a participação de todas as redes de ensino.