Notícia do Portal

08/11/2018 09:11 (149 acessos)

Conselho Estadual de Educação concede título de Honra ao Mérito Educacional à professora Yvone Mendonça

 

Professora Yvone é a primeira mulher a ser agraciada com o título

 

Por Ítalo Marcos

 

O Conselho Estadual de Educação (CEE) promoveu na noite de quarta-feira, 7, a solenidade de outorga do Diploma de Honra ao Mérito Educacional à professora Yvone Mendonça de Souza, homenageada pelos seus relevantes serviços prestados à educação sergipana. O evento foi realizado no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, e contou com a presença de conselheiros do CEE, amigos e convidados.

 

O diploma de Honra ao Mérito Educacional foi instituído em 2011, e é mais alta honraria concedida pelo Conselho Estadual de Educação. Desde que começou a ser entregue, diversas personalidades já foram homenageadas, mas desta vez a solenidade teve um fator inédito. "Essa é a primeira vez que uma mulher recebe a honraria. Nós damos à professora Yvone a chancela de Musa da Educação Sergipana. Uma figura que há anos se dedica ao campo educacional, extremamente compromissada, responsável, e que tem uma amorosidade única na trajetória que construiu, passando pela docência, pela educação e também pela militância sindical", disse a Presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Luana Boamorte.

 

A professora Josevanda Franco, diretora do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH), representou o secretário de estado da Educação, professor Josué Modesto. Ela, que foi aluna da homenageada, não poupou elogios à professora Yvone Mendonça. "É uma referência para a educação de Sergipe. Eu rendo a ela todas as homenagens possíveis. Yvone foi minha professora de Língua Portuguesa e tenho por ela um carinho profundo pelo ser humano que é. Sempre conduziu muito bem todos os processos em que esteve envolvida, com habilidade, carinho e extrema ternura. Não é só uma referência enquanto professora, mas como ser humano. Estamos hoje reconhecendo o seu trabalho realizado durante todos esses anos", declarou.

 

Durante a solenidade, a professora homenageada não conseguiu esconder a emoção por estar sendo lembrada pelos seus colegas do Conselho Estadual de Educação. "Estou com uma sensação de plenitude jamais vista em minha vida, porque foi algo inesperado. Considero que, além do reconhecimento do meu trabalho, isso se deve à generosidade daqueles que acolheram o meu nome no Conselho Estadual de Educação por unanimidade. Está sendo um momento muito bonito na minha vida e que está me gratificando profundamente", afirmou.

 

Indicação e trajetória

 

O nome da professora Yvone Mendonça para receber o título de Honra ao Mérito Educacional foi proposto pelo conselheiro José Joaquim Macedo, presidente da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe (Fenen). A indicação foi aceita por unanimidade dos membros do Conselho Estadual de Educação.

 

A professora Yvone Mendonça de Souza tem uma trajetória toda voltada à serviço da educação. Nascida em Aracaju, estudou em diversas unidades de ensino da capital, prestando vestibular para Letras Neo-latinas na Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe. Foi bancária por dois anos, e iniciou sua carreira no magistério sergipano em escolas públicas e particulares.

 

Educadora, intelectual, escritora e oradora, professora sempre foi engajada em seu trabalho realizado em sala de aula, apoiando movimentos culturais criados pelos seus alunos. Foi diretora do Instituto de Educação Rui Barbosa, onde realizou expressivo trabalho de revitalização pedagógica, e mais tarde, diretora do Colégio Atheneu Sergipense. Foi também uma das fundadoras da Associação dos Profissionais do Magistério do Estado de Sergipe, que depois veio a ser o Sintese. Escreveu também livros diversos educadores.

 

Voltar à página anterior