Notícia do Portal

14/06/2018 12:58 (226 acessos)

Secretaria de Educação faz entrega de livros doados pela Segrase às escolas da rede estadual

Por Ítalo Marcos

 

Para incrementar ainda mais as bibliotecas das unidades de ensino e levar mais conhecimentos aos alunos, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) realizou, nesta quarta-feira, 13, a entrega de livros doados pela Segrase.

 

As obras passarão a fazer parte das bibliotecas das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, e a entrega simbólica foi feita em duas unidades de ensino: Colégio Estadual Nelson Mandela, em Aracaju, e Centro Estadual de Educação Profissional Governador Seixas Dórea, em Nossa Senhora do Socorro.

 

Ao todo, dois mil exemplares serão distribuídos entre as unidades de ensino, todos eles de autores sergipanos. De acordo com o diretor do Dase, Fábio Leite, esta ação vai reavivar a campanha de doação de livros pela sociedade. "Quem quiser doar, nós estamos abertos. Iremos até a casa da pessoa ou onde quer que ela esteja para recolher os livros. Lembrando que não podem ser livros didáticos, têm que ser paradidáticos, periódicos, revistas científicas", explicou.

 

Entrega simbólica

 

A primeira entrega simbólica foi no Colégio Estadual Nelson Mandela, uma unidade de ensino que tem se destacado pelos projetos de incentivo à leitura. "Estamos em uma biblioteca que é realmente muito utilizada. A direção, junto com toda a equipe, está dando um gás muito grande aqui e mostrando para as outras escolas que, quando a gente quer, é possível fazer uma biblioteca ser viva. O Nelson Mandela é um exemplo para todas as outras unidades de ensino", disse Fábio Leite.

 

A diretora Edwilma Araújo dos Santos destacou que os alunos são muito assíduos na leitura e frequentam bastante a biblioteca. Ela falou sobre a importância dessa doação. "Estamos recebendo um acervo com autores sergipanos. Isso é importante porque, para que tenhamos uma cultura fortalecida, é necessário que primeiro a gente conheça o que é nosso. Estamos oportunizando aos alunos algo que não se tira de ninguém, que é o saber. A cultura tem sido preservada no Nelson Mandela e agora reforçada pelo Dase, através dessa doação", afirmou.

 

Os alunos se mostraram bastante satisfeitos por receberem em sua biblioteca mais livro para ler. Foi o caso de Victor Gabriel da Silva, do 8º ano. "É muito bom porque tem muita gente que vem aqui na biblioteca, que gosta de ler, e isso vai dar mais oportunidades de leitura para todos", declarou. A mesma opinião foi compartilhada por Diego da Silva Santana, do 3º ano. "Todos vão ganhar mais conhecimentos. É importante sermos mais assíduos na leitura para sabermos pensar e se expressar melhor", disse.

 

A aluna Samira dos Santos Barreto disse gosta de ler todos os tipos de livros e estava empolgada com as novas obras recebidas pela escola. "Ter conhecimento nos leva além. Quanto mais tivermos o incentivo à leitura, melhor. Ao receber esses livros em nossa biblioteca, nos sentimos motivados a ler mais", declarou. Já a sua colega, Elaine Cristina, disse ter aprovado a iniciativa da doação. "Conhecimento é poder e é importante ter informação. Vi que todos esses autores são sergipanos, e isso é muito bom, porque assim nós nos sentimos representados", afirmou.

Voltar à página anterior