Notícia do Portal

13/06/2018 09:57 (253 acessos)

Estudantes de Japaratuba participam de Trilha Ecológica

Professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Senador Gonçalo Rollemberg, unidade escolar circunscrita à Diretoria Regional de Educação  (DRE 4), participaram de uma Trilha Ecológica, na Fazenda São João, Saquinho e Cruzes, em Japaratuba. A atividade aconteceu no sábado, 9, e teve como  objetivo dinamizar o processo de ensino e aprendizagem por meio da Pedagogia de Projetos.

 

A  iniciativa promoveu uma interação entre os saberes escolares da EJA e a prática pedagógica dos docentes, relacionando-as aos aspectos da história, da cultura, da geografia, da economia. Além disso, houve abordagens de outros pontos do município de Japaratuba, desde meados do século XIX e início do século XX.

 

A iniciativa da realização do Projeto Didático, Trilha Ecológica da EJA, partiu do professor Jorge Marcelo Ramos. O docente considera importante que os educadores dessa modalidade de ensino tenham uma visão ampla sobre as competências e as habilidades necessárias para a realização de um processo ensino e aprendizagem criativo inserindo os conteúdos curriculares correlacionados à realidade sociocultural dos estudantes.

 

"A EJA deve estar pautada em práticas pedagógicas, na flexibilidade do currículo, no tempo e nos espaços de aprendizagem próprias da vida adulta. Dessa maneira, é possível atender as funções reparadoras e qualificadoras próprios para essa modalidade", frisou Jorge Marcelo Silva, ao comentar acerca da importância da adoção de uma proposta pedagógica emancipatória calcada na Pedagogia de Projetos para desenvolver os percursos formativos individualizados e os trabalhos coletivos com conteúdo significativos da realidade local.

 

Para a chefe do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja) da Secretaria de Estado da Educação do Departamento de Educação (Seed/ DED), Maria Aparecida Nazário,  a atividade promove a reinvenção dos processos educativos e a construção dos saberes escolares da EJA por meio da Pedagogia de Projetos. "O Projeto Didático e seus encaminhamentos, relacionam o espaço, as linguagens, a cultura local, as experiências, a estética e outros fatores, que circulam nas diferentes manifestações artísticas, históricas e nas vivências desses educandos como proposta curricular que deve ser flexível, definir habilidades e desenvolver a autonomia para o mercado de trabalho ao longo do ensino fundamental e médio", finalizou. 

 

 

Voltar à página anterior