Notícia do Portal

12/06/2018 15:34 (354 acessos)

Secretário Josué Modesto dialoga com a gestão escolar do Centro de Excelência Atheneu Sergipense

Prestes a completar 148 anos no próximo mês de outubro, o Atheneu Sergipense foi a melhor escola pública do país em média de notas do Enem 2015 e 2016, quando consideradas todas as unidades escolares da rede pública, de grande porte e indicador socioeconômico médio

 

Para além da gestão administrativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed) desempenhada internamente, o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, tem pautado sua agenda de trabalho, também, em visitas de rotina às unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.

 

Deste modo, nesta terça-feira, 12, esteve no Centro de Excelência Atheneu Sergipe, cujas instalações, provisoriamente, estão nos prédios do Instituto de Educação Ruy Barbosa e no Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto, distantes 3km do prédio-sede da escola, que está sendo modernizado e reformado por completo pelo Governo de Sergipe, resultado de um investimento de R$6,8 milhões.

 

Ao chegar à unidade escolar, em companhia do professor Cláudio Macedo, assessor do Gabinete, o secretário Josué Modesto se reuniu com o gestor do Atheneu Sergipense, professor Daniel Lemos, e, juntos, discutiram temas de interesse da comunidade escolar da instituição de ensino que, no próximo mês de outubro, completa 148 anos de funcionamento.

 

"Viemos conhecer os projetos pedagógicos desenvolvidos pela escola, os quais têm resultado em conquistas positivas dos alunos no acesso ao ensino de nível superior, discutimos a gestão dos recursos financeiros administrados pela escola e verificamos as condições de infraestrutura desses dois prédios que abrigam os alunos desta importante e respeitada escola pública sergipana", disse o secretário de Estado da Educação.

 

Em sua visita ao Atheneu, o professor Josué Modesto dialogou também com os gestores escolares do Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto e do Instituto Ruy Barbosa, os professores Marco Antônio Assis e Roque Hudson Ribeiro, respectivamente.

 

Reforma

 

Para tornar possível a reforma completa da estrutura física do prédio escolar do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, iniciada no último mês de outubro, o governo estadual realiza um investimento de R$ 6.827.206,76, com recursos financeiros do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

 

Dentre as melhorias planejadas para beneficiar a comunidade escolar do Atheneu, que conta com mais de 1.000 alunos matriculados no ensino médio em tempo integral, o projeto de reforma contempla a climatização de todas as salas de aula, dos laboratórios e do refeitório e a construção de um novo auditório para uso exclusivo das atividades escolares.

 

Além de tornar o prédio totalmente adaptado à normas técnicas de acessibilidade, com instalações de elevador, mapas e pisos táteis, toda estrutura da quadra poliesportiva também será reformada e novos vestiários serão construídos.

 

Melhor escola pública do país

 

O professor Daniel Lemos relembra que, em 2017, pela segunda vez, quando consideradas apenas as escolas de grande porte (com mais de 90 alunos matriculados no ensino médio regular seriado) e Indicador Socioeconômico Médio, cuja a unidade administrativa seja a rede pública, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense - unidade que oferta ensino integral, obteve a melhor média geral no país nas provas objetivas, com 542,68 pontos, de acordo com levantamento produzido pelo Jornal Folha de São Paulo. Em Redação, a média dos alunos do Atheneu foi 655,24 pontos.

 

Apresentado em outubro de 2016 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anésio Teixeira), o sistema de divulgação das notas por escolas no Enem 2015 classificou o Atheneu Sergipense como a melhor escola pública do país, quando consideradas todas as escolas de grande porte (com mais de 91 alunos matriculados no ensino médio regular seriado), com indicador de permanência elevada (80% ou mais dos alunos participantes fizeram todo o ensino médio na escola em que se encontravam matriculados em 2015), e Indicador de Nível Socioeconômico Médio.

 

Os resultados do Enem 2015 por Escola contemplaram as 14.998 escolas que cumpriram o critério de ter pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e ter taxa de participação igual ou superior a 50%.

 

 

Voltar à página anterior