Notícia do Portal

12/06/2018 11:39 (208 acessos)

Estudantes participam de reunião preparatória da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Por Lívia Lessa

 

 

Os 15 estudantes selecionados para representar Sergipe, em Sumaré (SP), na etapa nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente se reuniram na manhã desta terça-feira, 12, no Auditório Professora Hermínia Caldas, no Complexo Administrativo e Pedagógico, em Aracaju. 

 

O evento será realizado no período de 15 a 19 de junho na Estância Árvore da Vida, em Sumaré (SP). Na oportunidade, estudantes e jovens de todos os estados do País assistirão às apresentações dos projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno.

 

De acordo com Pedro de Santana Santos, assessor do Serviço de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (Sedh) e coordenador geral da III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (fase preparatória para a etapa nacional), neste encontro foram passadas as orientações e informações para os estudantes e acompanhantes que embarcarão na próxima sexta-feira, 15.

 

"O tema este ano é "Vamos Cuidar do Brasil, cuidando das Águas". Com a conferência, o aluno tem a possibilidade de pensar as questões da educação ambiental a partir da lógica da sustentabilidade. Além disso, favorece o protagonismo infantojuvenil, assim as crianças e adolescentes se sentem co-autores desse processo de ensino e aprendizagem", ressaltou.

 

Ainda de acordo com Pedro de Santana Santos, durante a reunião iremos construir com os estudantes uma carta de compromisso. "Por meio desse documento iremos destacar os aspectos da boa convivência, as rotinas, responsabilidades e compromissos entre eles durante a viagem", complementou.

 

Expectativa

 

O trabalho que levou o 1° lugar e representará Sergipe no evento foi o estudo da aluna do 7° ano, do Colégio Municipal Josué Passos, de Ribeirópolis, Karla Kamilly Lima Oliveira. A jovem não disfarçava a felicidade ao comentar acerca dessa seleção. "O meu estudo teve como tema o mau uso e a poluição da água potável do açude público do Cajueiro em Ribeirópolis - SE. Reconheço que o apoio do professor-orientador Paulo Roberto Barreto foi muito importante", disse.

 

 

A estudante do 7º ano B, Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, em Itabaiana, Raissa Franciely Lima Alves, afirmou que a participação no evento ficará sempre registrada na memória. "Estou muito orgulhosa por representar a minha cidade. Reconheço que o apoio de toda a comunidade escolar é algo que me deixa muito feliz", declarou.

 

O estudante do 9° ano do Colégio Nossa Senhora da Conceição, em Aquidabã, Pablo Ravel Moura Cardoso, apresentou a proposta de um aplicativo para agilizar os consertos das tubulações. "Fiquei surpreso ao saber que o meu trabalho foi selecionado e ficou em segundo lugar. Não tenho palavras para expressar tamanha felicidade", comentou.

 

 

 DELEGAÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE

 

DELEGADO /A

UNIDADE DE ENSINO

Amanda Santana de Lima

Escola Municipal Major Teles

Andriely Nascimento dos Santos

Escola Municipal Dom Pedro I

Cláudia Vitória Januária dos Santos

Escola Municipal Profª Adília de Aguiar Leite

Emmilly Sauany Lima Santos

Colégio Indigena Estadual Dom José Brandão de Castro

Jenify Darlaine Correia de Jesus

Escola Municipal Terezinha Pimentel de Carvalho

Karla Kamilly Lima Oliveira

Colégio Municipal Josué Passos

Maria Clara Moreira Cavalcante

Colégio Estadual Professora Glorita Portugal

Maria Clara Souza Cruz

Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio

Pablo Ravel Moura Cardoso

Escola Nossa Senhora da Conceição

Paula Letícia Santos Cruz

Escola Estadual Dom Mario Rino Sivieri

Rafael Soares Santos

EMEF José Cardoso de Araújo

Raíssa Franciely Lima Alves

Escola Estadual Prof. Nestor Carvalho Lima

Victor Hugo Fontes do Nascimento

Escola Estadual José Conrado de Araújo

 

ACOMPANHANTES

 

RESPONSÁVEL

CARGO

 

Ângela Apolônio Rosa Lima

Diretora do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro e representantedos Povos Indígenas de Sergipe.

 

Paulo Roberto Barreto

Professor de Ciências, no Colégio Municipal Josué Passos, município de Ribeirópolis/SE e orientador do Projeto que representará o estado de Sergipe na V CNIJMA.

 

Pedro de Santana Santos

Assessor Técnico Executivo do Serviço de Educação em Direitos Humanos - SEDH/DED e representante da Comissão Organizadora Estadual de Sergipe - COE-SE pela Secretaria de Estado da Educação - SEED.

 

Valtenísia Ribeiro da Silva

Professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral e representante da COE-SE pela Secretaria Municipal de Educação de Aracaju - SEMED.

 

 

 

Voltar à página anterior