12/06/2018 10:53 (185 acessos)

Gestores acompanham implementação do Projeto Aula Digital na Rede Estadual

Ampliado em 2018, o Projeto está presente em Sergipe em 469 unidades escolares das redes públicas Municipais e Estadual, resultado de uma parceria firmada pelo Governo de Sergipe com a fundações Telefônica/Vivo e Bancária "La Caixa"

Exatamente três semanas após receber a maleta portátil do Projeto Aula Digital, a Escola Estadual Augusto Maynard, uma das 115 unidades escolares da Rede Estadual contempladas por essa iniciativa, recebeu uma visita de acompanhamento técnico feito por representantes da Fundação Telefônica/Vivo e Fundação Bancária "La Caixa", e também do Instituto Paramitas - parceiro técnico das dessas fundações responsável pelas formações e acompanhamento do Projeto em todas as escolas participantes.

A professora Eliane Passos, diretora de Educação de Aracaju (Dea/Seed), acompanhada por Cláudia Stippe, diretora do Instituto Paramitas, e pelas técnicas do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Ded/Seed), Jamille Aguiar e Jessica Messias, visitou à Escola "Augusto Maynard" objetivando avaliar o andamento da execução no Projeto Aula Digital, que beneficia todos os 240 alunos da unidade escolar.

Com todos os professores da escola capacitados em formação continuada oferecida pelo Projeto Aula Digital, os alunos da "Augusto Maynard" já vivenciam a experiência de assistirem aulas inovadoras desenvolvidas a partir de novas tecnologias e metodologias de ensino e aprendizagem disponíveis na plataforma digital acessada pelos estudantes por meio dos tablets que integram a maleta portátil que a unidade escolar já recebeu.

"Os representantes das fundações parceiras do Governo de Sergipe para implantação do Aula Digital em Sergipe vieram conhecer de perto o desenvolvimento do Projeto e a experiência dos professores que já estão utilizando as ferramentas que eles disponibilizam em sala de aula", explicou Eliane Passos.

De acordo com o coordenador do Projeto Aula Digital no Brasil e representante da Fundação Telefônica/Vivo na visita à Escola Augusto Maynard, Rubem Saldanha, a Fundação Bancária "La Caixa", baseada na Espanha, é responsável pela coordenação do projeto nos 23 países da Ásia, África e América Latina onde a iniciativa está presente. "Eles enviaram representantes ao Brasil para conhecer de perto a realidade das escolas que receberam o Projeto, como tem sido a recepção dos professores a essa iniciativa, enfim, para conhecer o campo, ver acontecer", ressaltou.

Durante a visita, os representantes da Fundação Telefônica/Vivo e da Fundação Bancária La Caixa receberam da equipe pedagógica da Escola Augusto Maynard uma devolutiva da implantação do Projeto Aula Digital na unidade escolar.

Aprovação

Diretora da Escola Estadual Augusto Maynard, a professora Ivanize Gomes de Jesus destaca que o Projeto Aula Digital, destinado inicialmente aos alunos do Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental), dada a aceitação da comunidade escolar, foi ampliado para todos os alunos da escola, que oferta turmas do 1º ao 5º do Fundamental Inicial.

"A proposta pedagógica do Aula Digital casa com o Projeto Político Pedagógico da nossa escola, no sentido de que esse Projeto nos auxilia a concretizar as metas que projetamos. Ele nos oferece recursos digitais importantíssimos para os professores trabalharem com os alunos em sala de aula. O Aula Digital conta com o respaldo e aprovação de pais e mães e também do Conselho Escolar da escola e tem sido motivo de muito entusiasmo e motivação para a comunidade escolar", enfatizou a diretora da Escola Estadual Augusto Maynard.

Alunos beneficiados

A partir da ampliação do Aula Digital em Sergipe, iniciada este ano, todas as escolas estaduais que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 3º ano) estam contempladas com as ações deste Projeto. Com a ampliação, mais escolas públicas municipais também estão sendo atendidas por esta iniciativa.

Além da disponibilização de equipamentos e da formação pedagógica que é ofertada aos gestores e professores das escolas participantes, o projeto Aula Digital contempla a oferta de conteúdos pedagógicos digitais, por meio de conteúdos num ambiente virtual de aprendizagem colaborativo e intuitivo para docentes e estudantes com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Tecnologia e Cidadania, disciplinas foco do projeto.

A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais de Educação para implementação do Projeto Aula Digital é intermediada pela Coordenadoria de Gestão Democrática, Articulação e Assistências aos Municípios (Cogedam/Seed).

O Projeto é uma iniciativa global da FTV e da Fundación Bancaria "La Caixa" presente em 23 países e que visa incorporar a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem. O Aula Digital se alinha à Política Estadual de Educação e traz para os alunos do ensino fundamental, foco desta iniciativa, senso de colaboração e pensamento crítico. Em 2017, o projeto atingiu 321 escolas, 30 municípios, 775 professores e 18.546 alunos.

"Escolhemos atuar aqui por ser um estado que precisa, por apresentar baixos indicadores educacionais e, mais importante, por ter uma secretaria estadual de Educação que tem vontade de fazer e nos propôs uma articulação com os municípios´", explica Rubem Saldanha.