Notícia do Portal

11/06/2018 11:40 (190 acessos)

Alunos da rede estadual participarão da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Por Ítalo Marcos

 

Após a realização das etapas escolares e estadual, 13 alunos sergipanos embarcarão na próxima sexta-feira, 15, para Sumaré (SP), onde representarão o estado de Sergipe na etapa nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Desse total, seis são estudantes da rede estadual de ensino, seis da rede municipal e um da rede particular.

 

O evento será realizado no período de 15 a 19 de junho na Estância Árvore da Vida, em Sumaré (SP), onde estudantes e jovens de todos os estados do Brasil estarão mobilizados em reflexões e apresentações de projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno. O tema este ano é "Vamos Cuidar do Brasil, cuidando das Águas". Além dos alunos, os professores-orientadores também participarão, bem como representantes das secretarias estadual e municipal de Educação.

 

De acordo Pedro de Santana Santos, assessor do Serviço de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (Sedh) e coordenador geral da III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (fase preparatória para a etapa nacional), 15 projetos foram elaborados e, desse total, um foi escolhido para representar Sergipe. O trabalho selecionado foi o da aluna Karla Kamilly Lima Oliveira, do Colégio Municipal Josué Passos, de Ribeirópolis, que tem como tema "O mau uso e a poluição da água potável do açude público do Cajueiro em Ribeirópolis - SE". Para a sua elaboração, ela contou com o auxílio do professor-orientador Paulo Roberto Barreto.

 

Ainda durante a conferência, os estudantes de todo o país participarão da Feira dos Estados, evento em que eles farão a exposição da música, culinária, costumes e outros aspectos culturais de cada unidade federativa do Brasil.

 

Pedro Santana Santos explicou que a fase nacional da conferência destaca o protagonismo infanto-juvenil nas escolas. "Esses alunos que estarão participando terão a grande oportunidade de se envolver em projetos de educação ambiental, fazer o intercâmbio e vivenciar com outros adolescentes as experiências dos outros estados, além da metodologia da conferência, dentro do princípio de que jovem educa jovem. A conferência é importante para o desenvolvimento intelectual, social e para uma cultura de sustentabilidade na formação desses alunos", afirmou.

 

Encontro para orientação

 

Os alunos da delegação sergipana que participarão da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente se encontrarão na próxima terça-feira, 12, no auditório Professora Hermínia Caldas, na sede da Secretaria de Estado da Educação. O encontro será das 8h às 12h, momento em que eles, juntamente com os pais e professores, receberão orientações sobre as perspectivas da viagem.

 

"Durante a reunião iremos construir com os estudantes uma carta de compromisso, através da qual iremos destacar os aspectos da boa convivência, as rotinas, responsabilidades e compromissos entre eles durante a viagem", explicou Pedro de Santana Santos, que será o representante da Seed responsável pelos alunos na conferência.

 

A aluna Raissa Franciely Lima Alves, do 7º ano B, representará o Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, bem como a DRE 3. Ela falou sobre as suas expectativas para a conferência. "Esse é um momento de muita alegria, acima de tudo. Representar o Colégio Nestor Carvalho e minha cidade é motivo de muito orgulho e satisfação. Agradeço a equipe diretiva, a professora de Geografia, Josefa Mônica, aos colegas e familiares pelos incentivos e confiança que sempre depositaram em mim", disse.

 

DELEGAÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE

 

DELEGADO /A

UNIDADE DE ENSINO

Amanda Santana de Lima

Escola Municipal Major Teles

Andriely Nascimento dos Santos

Escola Municipal Dom Pedro I

Cláudia Vitória Januária dos Santos

Escola Municipal Profª Adília de Aguiar Leite

Emmilly Sauany Lima Santos

Colégio Indigena Estadual Dom José Brandão de Castro

Jenify Darlaine Correia de Jesus

Escola Municipal Terezinha Pimentel de Carvalho

Karla Kamilly Lima Oliveira

Colégio Municipal Josué Passos

Maria Clara Moreira Cavalcante

Colégio Estadual Professora Glorita Portugal

Maria Clara Souza Cruz

Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio

Pablo Ravel Moura Cardoso

Escola Nossa Senhora da Conceição

Paula Letícia Santos Cruz

Escola Estadual Dom Mario Rino Sivieri

Rafael Soares Santos

EMEF José Cardoso de Araújo

Raíssa Franciely Lima Alves

Escola Estadual Prof. Nestor Carvalho Lima

Victor Hugo Fontes do Nascimento

Escola Estadual José Conrado de Araújo

 

ACOMPANHANTES

 

RESPONSÁVEL

CARGO

 

Ângela Apolônio Rosa Lima

Diretora do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro e representante dos Povos Indígenas de Sergipe.

 

Paulo Roberto Barreto

Professor de Ciências, no Colégio Municipal Josué Passos, município de Ribeirópolis/SE e orientador do Projeto que representará o estado de Sergipe na V CNIJMA.

 

Pedro de Santana Santos

Assessor Técnico Executivo do Serviço de Educação em Direitos Humanos - SEDH/DED e representante da Comissão Organizadora Estadual de Sergipe - COE-SE pela Secretaria de Estado da Educação - SEED.

 

Valtenísia Ribeiro da Silva

Professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral e representante da COE-SE pela Secretaria Municipal de Educação de Aracaju - SEMED.

 

 

Voltar à página anterior