11/06/2018 11:40 (190 acessos)

Alunos da rede estadual participarão da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Por Ítalo Marcos

Após a realização das etapas escolares e estadual, 13 alunos sergipanos embarcarão na próxima sexta-feira, 15, para Sumaré (SP), onde representarão o estado de Sergipe na etapa nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Desse total, seis são estudantes da rede estadual de ensino, seis da rede municipal e um da rede particular.

O evento será realizado no período de 15 a 19 de junho na Estância Árvore da Vida, em Sumaré (SP), onde estudantes e jovens de todos os estados do Brasil estarão mobilizados em reflexões e apresentações de projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno. O tema este ano é "Vamos Cuidar do Brasil, cuidando das Águas". Além dos alunos, os professores-orientadores também participarão, bem como representantes das secretarias estadual e municipal de Educação.

De acordo Pedro de Santana Santos, assessor do Serviço de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (Sedh) e coordenador geral da III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (fase preparatória para a etapa nacional), 15 projetos foram elaborados e, desse total, um foi escolhido para representar Sergipe. O trabalho selecionado foi o da aluna Karla Kamilly Lima Oliveira, do Colégio Municipal Josué Passos, de Ribeirópolis, que tem como tema "O mau uso e a poluição da água potável do açude público do Cajueiro em Ribeirópolis - SE". Para a sua elaboração, ela contou com o auxílio do professor-orientador Paulo Roberto Barreto.

Ainda durante a conferência, os estudantes de todo o país participarão da Feira dos Estados, evento em que eles farão a exposição da música, culinária, costumes e outros aspectos culturais de cada unidade federativa do Brasil.

Pedro Santana Santos explicou que a fase nacional da conferência destaca o protagonismo infanto-juvenil nas escolas. "Esses alunos que estarão participando terão a grande oportunidade de se envolver em projetos de educação ambiental, fazer o intercâmbio e vivenciar com outros adolescentes as experiências dos outros estados, além da metodologia da conferência, dentro do princípio de que jovem educa jovem. A conferência é importante para o desenvolvimento intelectual, social e para uma cultura de sustentabilidade na formação desses alunos", afirmou.

Encontro para orientação

Os alunos da delegação sergipana que participarão da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente se encontrarão na próxima terça-feira, 12, no auditório Professora Hermínia Caldas, na sede da Secretaria de Estado da Educação. O encontro será das 8h às 12h, momento em que eles, juntamente com os pais e professores, receberão orientações sobre as perspectivas da viagem.

"Durante a reunião iremos construir com os estudantes uma carta de compromisso, através da qual iremos destacar os aspectos da boa convivência, as rotinas, responsabilidades e compromissos entre eles durante a viagem", explicou Pedro de Santana Santos, que será o representante da Seed responsável pelos alunos na conferência.

A aluna Raissa Franciely Lima Alves, do 7º ano B, representará o Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, bem como a DRE 3. Ela falou sobre as suas expectativas para a conferência. "Esse é um momento de muita alegria, acima de tudo. Representar o Colégio Nestor Carvalho e minha cidade é motivo de muito orgulho e satisfação. Agradeço a equipe diretiva, a professora de Geografia, Josefa Mônica, aos colegas e familiares pelos incentivos e confiança que sempre depositaram em mim", disse.

DELEGAÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE

RESPONSÁVEL

CARGO

Ângela Apolônio Rosa Lima

Diretora do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro e representante dos Povos Indígenas de Sergipe.

Paulo Roberto Barreto

Professor de Ciências, no Colégio Municipal Josué Passos, município de Ribeirópolis/SE e orientador do Projeto que representará o estado de Sergipe na V CNIJMA.

Pedro de Santana Santos

Assessor Técnico Executivo do Serviço de Educação em Direitos Humanos - SEDH/DED e representante da Comissão Organizadora Estadual de Sergipe - COE-SE pela Secretaria de Estado da Educação - SEED.

Valtenísia Ribeiro da Silva

Professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral e representante da COE-SE pela Secretaria Municipal de Educação de Aracaju - SEMED.