11/06/2018 10:41 (207 acessos)

Aluno do Centro de Excelência 28 de Janeiro é um dos finalistas do XXII Festival de Poesia Falada Poeta Garcia Rosa

Por Lívia Lessa

O jovem Natanael Dantas, aluno da 3ª série do Ensino Médio, do Centro de Excelência 28 de Janeiro, em Monte Alegre, unidade escolar circunscrita à Diretoria Regional de Educação 9 (DRE 9), foi um dos 15 finalistas do XXII Festival de Poesia Falada Poeta Garcia Rosa. O anúncio dos selecionados aconteceu na noite desta sexta-feira, 8, no Barracão Cultural, em Japaratuba.

O estudante apresentou o poema "Hiato". Para Natanael Dantas, foi uma surpresa saber que ficou entre os 15 finalistas.  "Reconheço que ainda sou novo nesse mundo da escrita. Serei eternamente grato ao professor Carlos Alexandre Nascimento Aragão. O incentivo dele foi primordial para essa conquista.  Agradeço também aos meus pais por acreditarem no meu potencial e parabenizo a Prefeitura Municipal de Japaratuba pela realização do festival", anunciou o jovem poeta.

O professor de Língua Portuguesa e Literatura, do Centro de Excelência 28 de Janeiro, Carlos Alexandre Nascimento Aragão, informou que o jovem é participante do projeto "A Poesia indo à Escola" e seu primeiro texto publicado foi na Seleta do 5º Encontro dos Escritores Sergipanos, realizado em novembro de 2017.

De acordo com o docente, o estudante deve sempre ser visto como um protagonista que exerce e executa a ação, ou seja, responsável pela sua própria aprendizagem. "Nesse universo, buscamos deixar o nosso estudante livre para escolher caminhos e estratégias que os ajude a enriquecer o seu aprendizado. As ações desenvolvidas por projetos pedagógicos vêm favorecendo o nosso alunado a tornar-se protagonista efetivamente", frisou Carlos Alexandre Nascimento Aragão.

O educador reforçou a importância da realização de projetos pedagógicos para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. Carlos Alexandre Nascimento Aragão coordena as seguintes ações:  Jovens Cronistas do Sertão, A Poesia indo à Escola, de mãos dadas com a poesia, oficina de leitura e produção de texto "Eu conto, tu contas, nós escrevemos ".

Segundo o estudante, a sua participação no projeto pedagógico foi determinante no destaque nesse festival. " ‘A Poesia indo à Escola' é uma iniciativa que permite a descoberta de muitos talentos", reconheceu Natanael Dantas.

XXII Festival de Poesia Falada Poeta Garcia Rosa

O XXII Festival de Poesia Falada Poeta Garcia Rosa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, da Prefeitura Municipal de Japaratuba. Participaram do concurso os poetas residentes em Sergipe e o tema do concurso foi livre.