Notícia do Portal

08/06/2018 13:22 (300 acessos)

Estudantes do Murilo Braga expõem trabalhos sobre a história da Copa do Mundo

Por Ítalo Marcos

 

Uma viagem na história dos mundiais de futebol e na cultura e costumes dos países participantes da Copa do Mundo. Assim foi a manhã desta sexta-feira, 8, para os alunos do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, que participaram do CEMB na Copa. O evento foi idealizado pelos professores de Educação Física, e desenvolvido juntamente com os educadores das outras disciplinas, com o intuito de mostrar todos os aspectos da copa do mundo.

 

Espalhados em salas de aula, cada turma ficou responsável por uma edição do mundial. Cartazes, maquetes, bandeiras, comidas típicas e muitas informações foram apresentadas pelos estudantes, que fizeram uma vasta pesquisa sobre os campeonatos da copa de cada ano em que foram realizados.

 

A professora de Educação Física Nailene Almeida Lima Ribeiro, uma das organizadoras, destacou que o evento envolve todas as disciplinas da grade escolar dos alunos. "Nós quisemos fazer um evento interdisciplinar, pois a Copa do Mundo não é só futebol, envolve geografia, história e todas as disciplinas. Cada turma ficou responsável por um ano da copa. Estamos vendo aqui os campeonatos desde 1930, que foi o início, até o ano atual. Eles fizeram pesquisas e estão mostrando a história da copa, países, bandeiras, os artilheiros, jogadores, árbitros, ou seja, um apanhado geral de cada edição", explicou.

 

O diretor do colégio, Luan Ribeiro de Souza, também falou sobre a importância da interdisciplinaridade no evento. "Queremos mostrar que a Copa do Mundo não é só jogo de futebol, mas envolve vários fatores. Os professores trabalharam com os alunos as culturas dos países envolvidos, etnias, idiomas, alimentos, estatísticas da copa, metabolismo do corpo humano, entre outros", disse.

 

Novos conhecimentos

 

Em uma das salas de aula, o aluno Davi Lima Santana, do 2º ano, estava explicando sobre a Copa do Mundo de 1970, ocorrida no México. No espaço onde ele estava com seu grupo havia exposição de comidas típicas daquele país, para degustação. Os alunos afirmaram que o CEMB na Copa deu a eles a oportunidade de obter novos conhecimentos. "Nessa atividade temos como aprender novas culturas. Muitos jovens ainda não têm muita informação sobre o mundial. Esse evento mostra a cultura dos outros países e nos dá a curiosidade e o interesse em conhecer esses locais", declarou Davi.

 

Max Cardoso, do 3º ano, estava no grupo sobre a Copa do Mundo do Chile, que aconteceu em 1962. No centro da sala, para quem quisesse ver, estava exposta uma maquete do Estádio Nacional do Chile "Júlio Martínez Pradanos". Nas paredes, tabelas dos jogos estavam coladas. "Acho muito bom porque podemos conhecer a história dos países participantes. Temos muitas nações que foram separadas ao longo do tempo, e esse evento nos ajudou a estudar sobre elas. Fizemos pesquisa e construímos as maquetes, confeccionamos cartazes e decoramos a sala", afirmou.

 

A aluna Beatriz dos Santos Andrade e seu grupo ficaram responsáveis pela copa realizada na Espanha, em 1982. Ela disse ter gostado bastante de tudo o que aprendeu. "Foi importante para mim entender melhor sobre os países e como funciona a Copa do Mundo, que acontece de quatro em quatro anos. Também foi muito bom compartilhar esses conhecimentos com as outras turmas", disse.

 

Chaiany Mirelle, estudante do 3º ano, estava empolgada com o seu trabalho sobre a Copa do Mundo da Suécia, realizada em 1958. Em sua sala havia uma réplica da taça, miniaturas de cédulas que circulavam na época, fotografias dos jogos coladas nas paredes, além de degustação de cachorro quente e pipoca. "Esse trabalho vai informar os alunos sobre a cultura. Não queremos que eles venham só para ver, por isso reunimos os estudantes aqui para escutarem a história do país e sua atuação na copa. Acho interessante todos terem o conhecimento sobre as copas e a sua história. Essa edição de 1958 foi importante porque Pelé jogou e o Brasil foi campeão", explicou.

 

 

Voltar à página anterior