08/06/2018 13:04 (196 acessos)

Centro de Excelência Vitória de Santa Maria recebe Ministério Público Itinerante

Por Lívia Lessa

Os alunos das escolas estaduais Centro de Excelência Vitória de Santa Maria  receberam, nesta sexta-feira, 8, o Ministério Público (MP) Itinerante com o ônibus do MP.  Trata-se de uma iniciativa da Procuradoria Geral da Justiça, realizada por meio da Coordenadoria Geral, que conta com parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e com outras instituições. A ação tem como propósito oferecer diversos serviços à população dos bairros de Aracaju.

A diretora do Censo Educacional do Ministério Público (CEMP), Selma Siqueira, representou o secretário da educação, professor Josué Modesto. De acordo com ela, a parceria com o MP é de extrema importância. "Governo do Estado, por meio da Seed, conta com uma colaboração ímpar com o MP. Uma iniciativa como essa, além do caráter educacional, oferece aos estudantes e à população dos bairros carentes o acesso a vários serviços", frisou.

O promotor de justiça, Etélio Prado Júnior, também destacou a importância da parceria com a Seed. "Por meio desse projeto, o MP visita os bairros e as comunidades mais carentes. Além do atendimento à população, nós buscamos diversos órgãos parceiros para que possamos garantir a cidadania plena e a eficácia da iniciativa", disse.

Ainda conforme o promotor, com o trabalho do Censo Educacional, são realizadas visitas às comunidades para saber se existem crianças e adolescentes fora da escola, posteriormente, são tomadas as providências e os familiares recebem as orientações a realizar a matrícula. "Neste momento, o MP Itinerante também está averiguando se há crianças e adolescentes que não estão estudando", complementou Etélio Prado Júnior.

Para o diretor do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, Alex Fabiano Pinto, uma ação como essa é importante, tanto para os alunos, como também para a comunidade. "Essa iniciativa traz ao Santa Maria a possibilidade de resolver problemas graves. Os alunos da casa foram convidados porque, além dos serviços, eles tiveram acesso a muitas informações com as palestras de Combate as Drogas, Gravidez na Adolescência, Segurança no Trânsito, entre outras", reconheceu.

Ações

Além dos serviços, os estudantes assistiram a diversas palestras com o caráter educativo. O jovem do 3° ano, Paulo Roberto Neves, elogiou a iniciativa. "O Santa Maria tem uma população carente e o MP Itinerante é uma forma de facilitar o acesso aos serviços a essa comunidade", disse. Para ele, as palestras foram enriquecedoras. "Reconheço que foram abordados temas importantes, foi uma maneira de aprender para além de sala de aula", adicionou o aluno.

A educanda do 2° ano, Emilly Ribeiro, compartilhou desta mesma opinião. "É inegável que uma ação como essa desperta o interesse do aluno em aprender ainda mais sobre os temas apresentados. Sendo assim, oportuniza mais conhecimentos.  Não devemos esquecer que a escola é um espaço de aprendizado e onde também se exerce a cidadania", declarou.

Serviços

O veículo do MP ficou estacionado nas imediações do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria. No interior do ônibus, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público atenderam à sociedade e orientaram eventuais providências em todas as áreas de atuação do órgão, entre elas: direitos do consumidor, saúde, educação, segurança pública, direitos do idoso, direitos da criança e do adolescente, direitos da mulher, meio ambiente, patrimônio público e terceiro setor.

Nas instalações da unidade escolar foram disponibilizados os seguintes serviços: emissão de carteira de identidade; emissão de carteira de trabalho; oficinas de marcenaria, confecção de bijuterias e construção de currículos; testes rápidos de glicemia e de doenças sexualmente transmissíveis; aferição de pressão arterial e palestras que abordaram temas de interesse social.

Parceiros

As instituições parceiras do MP envolvidas na iniciativa são:  Seed, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Instituto de Identificação de Sergipe, Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), Ministério do Trabalho (MT), Defensoria Pública, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar e Grupo Recanto.