01/06/2018 07:33 (423 acessos)

Governo e UFS discutem estratégias para aproximar alunos da Rede Estadual à vivência universitária

Em reunião administrativa realizada nesta quarta-feira, 30, o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, debateu com o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd/UFS), professor Dilton Cândido Santos Maynard, a criação de canais institucionais para aproximar os alunos da Rede Estadual de Ensino ao ambiente acadêmico da UFS.

Segundo o secretário Josué Modesto, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o governo estadual pretende firmar uma parceria institucional com a Universidade Federal de Sergipe, "de modo a fazer com que os alunos que estão concluindo o ensino médio na Rede Estadual, e farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, conheçam melhor essa instituição universitária federal e os cursos de graduação de nível superior lá ofertados", destacou.

Durante o encontro, ficou estabelecido que a Seed e a UFS atuarão, conjuntamente, por meio de uma cooperação institucional, para apresentar aos alunos da Rede Estadual as oportunidades e potenciais, acessíveis a todos esses estudantes, dos cursos ofertados pela UFS.

A diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Muricy, informou que os estudantes irão conhecer os cursos da UFS, bem como a universidade irá até a escolar. "É importante a integração, principalmente, para apresentar aos nossos estudantes do ensino médio o campus de São Cristóvão e os campi de Lagarto, Estância, Nossa Senhora da Glória, porque fará com que os nossos estudantes fiquem na sua própria região cursando o ensino superior. A universidade também irá até a escola incentivar um projeto de vida e o acesso ao ensino superior", explicou.

De acordo com o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Fábio Leite, a Rede Estadual prepara para ingressar no ensino superior, não apenas os alunos que estão matriculados no ensino médio nos colégios estaduais, mas também estudantes egressos da rede pública, por meio do curso Pré-Universitário da Seed (Preuni), coordenado pelo Dase.

Parceria

Fábio explica que a proposta conjunta que está sendo formulada pela Seed e Prograd/UFS abrange também as atividades do Preuni. "Estamos formatando uma parceria que busca desenvolver estratégias de atuação para despertar nos alunos da Rede Estadual e do Preuni o interesse em estudar na mais respeitada e concorrida instituição de ensino superior de Sergipe. Com isso, buscamos também estreitar os laços entre os alunos de ambas instituições", disse.

O professor Dilton Maynar, pró-reitor de Graduação da UFS, afirmou que a Universidade Federal de Sergipe está disposta a colaborar com a Seed no sentido de promover ações para "levar os alunos da Rede Estadual para dentro da universidade pública".

Também auxiliaram o secretário Josué Modesto nesta reunião a diretora do Departamento de Educação da Seed e o diretor de Recursos Humanos, professora Ana Lúcia Lima e o professor Jorge Costa Cruz, respectivamente, a chefe de gabinte, Rosilene Maria Santos; o professor Mario Resende, assessor do gabinte; a professora Zelita Brito, assessora do DRH/Seed.