Notícia do Portal

16/05/2018 15:11 (170 acessos)

Estudantes da rede estadual conhecem mostra "Erro 404: Arte Não Encontrada"

Por Lívia Lessa

 

Os alunos do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite participaram na terça-feira, 15, de uma aula diferente no lançamento da Exposição de realidade aumentada "Erro 404: Arte Não Encontrada", no Espaço Cultural Leonardo Alencar, da Biblioteca Pública Epifânio Dória.

 

O professor de artes visuais da rede estadual e sub-secretário geral do Conselho Estadual de Educação (CEE), Marcelo Prudente, informa que a proposta visa, principalmente, trazer a arte digital para mais próximo do público sergipano, que tem pouco contato com esse tipo de expressão. "A tecnologia atrai o público jovem, naturalmente, o que auxilia em um do viés do projeto, que é a formação de público consumidor de arte", reconheceu.

 

A mostra conta com dez obras e tem o objetivo de questionar as antigas e novas relações socioculturais entre sujeito e o ambiente a sua volta. As atividades pedagógicas acontecem com o objetivo de promover novas experiências culturais sobre Arte Digital. "Os trabalhos retratam a relação do homem e os meios digitais, através da representação de espaços físicos e digitais e como estamos inseridos nele na sociedade contemporânea", explicou.

 

De acordo com educador, é de extrema importância promover uma aproximação dos estudantes com o universo artístico.  "O principal ponto dessa exposição é dialogar com o público mais jovem, o que já acontece por meio da inserção das atividades educativas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Estas ações acontecem através da visita dos alunos mediadas pela a professora Danielle Virginie, realização de mesa redonda com o professor doutorando em Educação  Kaio Eduardo de Jesus e oficina de arte digital com o ilustrador Paulista Oda Moura", afirmou.

 

"Outra atividade importante é a apresentação de trabalhos em realidade aumentada e realidade virtual, que contará com um trabalho de game art em parceria com o Game Design e programmer Tarcísio Costa, com um Game Art voltado pra lenda do Cacique Serigy", adicionou.

 

Erro 404: Arte Não Encontrada

 

O Projeto "Erro 404" é uma iniciativa em arte eletrônica, aprovada pelo Edital 2018, de Ocupação do Espaço Cultural Leonardo Alencar, da Secretaria de Cultura (Secult), que tem como objetivo contribuir na disseminação das linguagens digitais em Sergipe.

 

A iniciativa conta com atividades educacionais por meio de oficinas e mesa redonda sobre as novas tecnologias na poética visual contemporânea, e uma exposição de arte híbrida, toda concebida por meio de códigos e linguagens digitais (realidade aumentada e realidade virtual) interligados online, com atualizações semanais pelo artista, criando narrativas randômicas dentro de um mesmo tema, os conflitos na relação do indivíduo com meio físico a sua volta e a imaterialidade do onipresente ciberspaço.

 

Marcelo Prudente explicou que o desejo de realizar a mostra surgiu em 2009 com a exposição pixel: unidade da ideia, que usava a tecnologia da época em uma exposição coletiva. "Nesta época, fui curador, muitos amigos de vários estados do Brasil participaram através de ilustração digital e outros formatos", disse.  "Em 2012, tivemos uma segunda edição usando QR code e outras tecnologias também acessíveis. Mas, finalmente, neste ano, pudemos inserir códigos de realidade aumentada e realidade virtual, que se tornaram mais acessíveis para o público pelo custo", finalizou.

 

 

Voltar à página anterior