15/05/2018 12:25 (168 acessos)

Secretaria de Estado da Educação realizará III Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente etapa estadual nesta quarta-feira, 16

A III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente contará com a participação dos alunos, professores, gestores, coordenadores de educação ambiental e representantes das instituições que compõem a comissão estadual organizadora

Por Lívia Lessa

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por intermédio Departamento de Educação (DED), Serviço de Educação em Direitos Humanos/ Núcleo de Diversidade e Cidadania (Sedh/Nedic), Coordenação de Educação Ambiental, realizará nesta quarta-feira, 16, a III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), etapa estadual. O evento será das 8h às 17h, na Didática VI, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão.

A técnica de referência em educação ambiental do Nedic, Cristiane Barreto Andrade, explica que o processo da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontece em três etapas, são elas: na escola, estadual e nacional. Ainda de acordo com ela, este momento é da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, para depois ocorrer a Nacional.

"A CNIJMA é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania nas escolas e comunidades, a partir da educação crítica, participativa democrática e transformadora. Além disso, a iniciativa é importante para fortalecer a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente. Neste momento, na III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontecerá a seleção da delegação estadual que representará Sergipe na etapa nacional, que acontecerá em Brasília, de 15 a 19 de junho", ressalta Cristiane Barreto.

A técnica de referência em educação ambiental do Nedic, Maria Aparecida Passos, informa que participarão do encontro os alunos, professores, gestores, coordenadores de educação Ambiental e representantes das instituições que compõem a Comissão Estadual Organizadora (COE).

"A COE é formada por instituições com viés em Educação Ambiental e Direitos Humanos. São elas: Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),  Comitê das Bacias Hidrográficas de Sergipe, Secretaria de Estado da Saúde (SES),  Projeto Tamar, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Faculdade Pio Décimo, Sociedade Semear e Coletivos Jovens de Sergipe", disse Maria Aparecida Passos.

Objetivos

A III Conferência tem como intuito fortalecer a Educação Ambiental e a Educação para a Diversidade nos Sistemas de Ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais.

Além disso, a iniciativa visa incentivar uma nova geração de jovens que conheça e se empenhe na resolução das questões socioambientais e no reconhecimento e respeito à diversidade étnico-racial; socializar as experiências desenvolvidas nas conferências escolares pela comunidade escolar; contribuir para o fortalecimento das escolas enquanto comunidades interpretativas de aprendizagem; reforçar o processo de criação das Com-Vidas - Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas, incorporando o agir cotidiano em prol de vida de maneira dialógica e construtivas e ainda apoiar a integração em rede dos diversos atores socioambientais.

V CNIJMA

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Trata-se de uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país com o objetivo de promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e discussões, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

Para mais informações acesse ao link: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/