14/05/2018 12:50 (437 acessos)

Professor da rede estadual é selecionado para a etapa internacional do Fulbright DAI

Ele concorrerá com mais sete brasileiros para participar do programa de aperfeiçoamento da Língua Inglesa nos EUA

Por Ítalo Marcos

O sonho de participar de um curso de aperfeiçoamento da Língua Inglesa em uma universidade americana está cada vez mais perto para o professor José de Arimatéa Diniz Fontes, que dá aulas no Centro de Excelência Doutor João de Melo Prado, em Divina Pastora. Ele foi um dos aprovados na etapa nacional do Fulbright DAI (Distinguished Awards In Teaching Program For International Teachers) 2018/2019, e agora está disputando com mais sete professores brasileiros a etapa internacional. Ao todo, 30 vagas foram abertas para o Brasil.

O Fulbright DAI é um programa promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América que oferece a oportunidade para que professores do ensino médio da rede pública participem de um curso de aperfeiçoamento da língua inglesa, com duração de um semestre acadêmico, em uma universidade americana.

De acordo com a técnica da Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, Nádia Cardoso, o resultado final será divulgado em setembro, no site do programa. Irão para os Estados Unidos professores do Brasil, Botswana, Quênia, Senegal, Uganda, Indonésia, Filipinas, Marrocos, Bangladesh, Índia e México.

Além de fazerem um curso de aperfeiçoamento em Língua Inglesa em uma universidade americana durante um semestre letivo, de janeiro a maio de 2019, eles também farão um estágio, através do qual darão aulas em uma high school (escola de ensino médio) para alunos de outros países.

"Esse programa oportuniza aos participantes um aprimoramento do idioma inglês nos Estados Unidos com tudo pago. Ao retornarem para o Brasil, eles irão desenvolver um trabalho para auxiliar os professores de seus respectivos estados. Estamos com o objetivo de que, todos os anos, pelo menos um professor da nossa rede estadual seja selecionado para participar. Isso contribui para a melhoria do método de trabalho e enriquece o currículo dos professores", disse Nádia Cardoso.

Expectativas

O professor José de Arimatéa Diniz Fontes disse que está com grandes expectativas em relação ao programa. Natural da Paraíba (PB), ele veio para Sergipe em 2012, quando passou no concurso para o magistério, e desde então dá aulas de inglês no Centro de Excelência Doutor João de Melo Prado, em Divina Pastora.

Ao saber da existência do processo de seleção para o programa Fulbright DAI, viu que preenchia os requisitos e entrou na disputa. Na etapa estadual ele foi selecionado com mais duas professoras do Centro de Excelência Atheneu Sergipense: Tatiana Serra dos Santos e Hevinne Silva Figueiredo de Azevedo. Dos três, Arimatéa foi o único sergipano que passou para a etapa nacional.

O processo seletivo envolveu preenchimento de formulário, envio de documentações, prova e entrevista via Skype. "Estou com muita expectativa de conseguir passar e adquirir mais conhecimentos na língua e na cultura americana. Se eu conseguir, ao retornar para Sergipe pretendo passar meus conhecimentos com mais propriedade para os alunos. Esse é um programa que abre muitas portas, que oportuniza aos professores uma formação mais enriquecedora na área em que escolheram. É uma oportunidade única na vida de todos os que irão participar", afirmou.

A diretora do Centro de Excelência Doutor João de Melo Prado, Shirley da Anunciação Cruz, também falou sobre a importância do programa. "Isso é algo muito valioso. Os professores têm a oportunidade de viajar ao exterior, aprender mais e adquirir experiência. Acho bastante positivo e nós, da gestão escolar, estamos dando ao professor Arimatéa total apoio", disse.

Fulbright - DAI

O Fulbright Distinguished Awards In Teaching Program For International Teachers visa fortalecer a excelência no ensino da língua Inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação.

O programa também tem como objetivos promover entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre os Estados Unidos, desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores e educadores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo, e contribuir para a melhoria do ensino nos países dos participantes, transformando seus professores em líderes/multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.