Notícia do Portal

16/04/2018 12:09 (568 acessos)

Portal da Seed apresenta informações detalhadas de todas as unidades escolares da Rede Pública Estadual


Quantitativo de alunos, de turmas, de professores, projetos em execução, infraestrutura e gastos mensais com merenda escolar são apenas algumas das informações disponíveis, por escola, na página eletrônica da secretaria

 

Por Lucas Silva

 

Ferramenta importante no combate à corrupção e primordial na gestão do setor público, a transparência é adotada pelo Governo de Sergipe em todas as áreas da administração pública estadual direta e indireta. Para isso, são utilizados diversos mecanismos para fornecer ao cidadão acesso às informações públicas, como os portais eletrônicos das secretarias de Estado.

 

Com este propósito, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) mantém, no ambiente virtual da internet, o Portal da Educação (www.seed.se.gov.br), um sítio eletrônico no qual estão disponibilizadas uma série de informações detalhadas sobre todas as 355 escolas da rede pública estadual.

 

Ao acessar a página virtual da Seed, o internauta cidadão poderá conferir desde informações jornalísticas relativas às ações da pasta aos custos com aquisição de materiais permanentes e de consumo de cada escola estadual. "Disponibilizamos uma verdadeira radiografia das nossas escolas ao apresentarmos, minuciosamente no Portal da Educação, um conjunto de informações atualizadas e precisas sobre cada uma destas instituições de ensino", explica o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto.

 

De acordo com o coordenador de Informática da Seed, Alexandre Veras, o sítio eletrônico da secretaria estadual de Educação foi arquitetado de modo a proporcionar navegação fácil e direta. Na aba MENU/ESCOLAS DA REDE, explica Alexandre, o internauta terá, à disposição, o total de matrículas da rede estadual, por modalidade de ensino e um mapa do Estado que apresenta as divisões administrativas regionais da Seed.

 

"Ao clicar em qualquer uma das Diretorias Regionais de Educação assinaladas neste mapa, o internauta terá acesso a lista de escolas circunscritas à respectiva diretoria e, por sua vez, ao clicar no nome da escola a qual deseja obter informação, acessará uma variedade de dados referentes à unidade escolar selecionada", destaca o coordenador de Informática, ao informar que o buscador da página eletrônica da Seed possibilita ainda uma pesquisa direta da unidade escolar, a partir da inserção do nome da escola no campo de buscas.

 

Detalhamento


O Portal da Educação disponibiliza a todos os cidadãos o endereço, números de telefones e a denominação oficial de todas as escolas da rede, bem como o código de cada uma delas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica e no Ministério da Educação. É possível conferir o número de matrículas e a quantidade de alunos por turma, assim como a relação de toda equipe diretiva e de funcionários lotados na escola, "função esta que permite, inclusive, acessar os dados profissionais do servidor, qualquer que seja sua função", destaca Alexandre Veras.

 

Ao acessar as informações de uma determinada escola, é possível acompanhar os custos efetivos da unidade escolar quanto às despesas com energia elétrica, água e telefonia fixa e também no que se refere à aquisição de materiais de consumo e permanentes que vão desde caixas de fósforos e canetas esferográficas à produtos de limpeza e utensílios para equipar cozinhas, salas de aula e laboratórios, estando todos os itens listados em quantidades e valores.

 

"Disponibilizamos também informações sobre a infraestrutura de cada uma das unidades escolares da rede pública estadual assinalando a disponibilidade de internet, laboratório, quadra poliesportiva, biblioteca, sala de recursos, laboratórios e até mesmo a área de terreno e área construída de cada uma delas", afirma o coordenador de Informática da Seed, ao ressaltar que, para facilitar ainda mais o acesso à informação pública, a equipe técnica da Coordenadoria de Informática está reformulando o Portal da Educação, que trará ainda mais dados, como os da prova Brasil e do Ideb.

 

Acesse agora mesmo o Portal da Educação e confira, em detalhes, os dados da sua escola.

 

Voltar à página anterior