Notícia do Portal

13/04/2018 12:30 (317 acessos)

XIX Encontro Estadual de Educação Física conta com a participação de professores, acadêmicos e pesquisadores


Por Lívia Lessa


Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de educação física participaram na manhã desta sexta-feira, 13, no Auditório do Bloco G, Campus Farolândia, na Universidade Tiradentes (Unit), da solenidade de abertura do XIX Encontro Estadual de Educação Física. Nesta edição, o evento traz como temática "Educação Física no Currículo da Escola de Tempo Integral: Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular". O encontro prossegue até este sábado, 14, e haverá um segundo momento que será de 27 a 29 de abril.   A programação conta com diversos minicursos, palestras e exposições de painéis.

 

Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, acompanhado pelo superintendente executivo, professor Everton Siqueira, cumprimentou todos os integrantes da mesa e ainda comentou acerca da relevância desde encontro para os educadores e estudantes. "O evento é uma iniciativa importante e que já se consolidou. Parabenizo os organizadores pela escolha do tema específico que tem direta relação com o momento que estamos passando na educação no estado de Sergipe", ressaltou, ao informar que a participação no evento é gratuita.

 

 A diretora do Departamento de Educação Física (DEF), Maria Auxiliadora Pires, reforçando o que foi exposto pelo secretário, destacou que o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), ao pensar na realização do Encontro Estadual procura trazer temáticas que promovam reflexões acerca dos componentes curriculares.

 

"A educação física apresenta questões específicas em todas as vertentes. Dessa maneira, é muito importante as orientações e discussões que irão nortear todo o trabalho sistematizado na educação básica.  A nossa preocupação foi em trazer palestrantes que conheçam a temática e professores que já possuem conhecimento da Base Comum Curricular. É inegável que este é um ambiente propício para o debate e discussões", salientou a diretora.

 

A mesa de abertura do evento foi composta pelo secretário de educação, professor Josué Modesto; superintendente executivo, professor Everton Siqueira; diretora do Departamento de Educação Física (DEF/Seed) , Maria  Auxiliadora Pires; diretora do Departamento de Educação (DED/Seed), Ana Lúcia Lima Muricy; Eliane Borges, da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA/Seed); pró-reitor administrativo e financeiro da Unit, Josenito Oliveira, representando o reitor, Jouberto Uchôa de Mendonça; e o representante do Conselho Regional de Educação Física de Sergipe, Gilson Dória.

 

Professores e estudantes elogiaram a organização do evento


O professor da Seed, pesquisador e doutorando do Departamento de Educação Física, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lúcio Marques, elogiou a escolha da temática desta edição do encontro. "O mundo e as pessoas vêm mudando constantemente e como consequência a educação física também precisa se adaptar e se adequar a esta nova realidade. Sendo assim, um evento como este é para discussões, reflexões e, além disso, analisarmos a nossa prática docente para a formação destes jovens que necessitam da atividade física para o bem-estar e qualidade de vida", frisou.

 

O acadêmico do 4º período do curso de educação física, da Unit, Thiago Lopes, afirmou que o evento é também para fazer novos amigos, encontrar os antigos, trocar experiências e ampliar os debates. "O XIX Encontro Estadual de Educação Física está muito organizado. Eu me interessei muito pela programação, principalmente pelos minicursos e não tenho dúvidas que irá colaborar de maneira significativa na nossa formação", afirmou.

 

Para a jovem Tamires de Almeida Santos, aluna do 4º período do curso de educação física, da Unit, também elogiou as propostas dos minicursos. "A vivência neste encontro só irá colaborar para ampliarmos nossos conhecimentos. O evento conta com a participação de profissionais renomados e altamente qualificados", finalizou.

Voltar à página anterior