Notícia do Portal

12/04/2018 07:26 (690 acessos)

Secretário Josué Modesto inicia gestão à frente da Seed dialogando com gestores e movimento sindical docente


No primeiro dia de trabalho como gestor da Política Estadual de Educação, o professor Josué Modesto se reuniu com os diretores das escolas estaduais da capital e com a diretoria executiva do Sintese

 

Por Lucas Silva

 

Empossado no cargo de secretário de Estado da Educação na última terça-feira (10), o professor Josué Modesto deu início à sua agenda administrativa na pasta da Educação, nesta quarta-feira, 11, com uma visita à Diretoria de Educação de Aracaju (Dea) e uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). Ele esteve acompanhado pelo superintendente executivo e pela diretora de Comunicação do órgão, professor Everton Siqueira e Gleice Queiroz, respectivamente.

 

O secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, em seu primeiro compromisso público, participou da reunião mensal de alinhamento de ações das escolas estaduais instaladas na capital do Estado, comandada pela professora Eliane Passos, diretora de Educação de Aracaju, com a participação dos diretores de todas as 86 unidades escolares circunscritas à Dea/Seed.

 

Aos gestores das escolas da rede em Aracaju, o secretário estadual de Educação afirmou ter uma estreita ligação com a escola pública e assegurou o seu comprometimento em trabalhar para aprimorar a qualidade do ensino ofertado nestas instituições.

"Nossa missão é resgatar o prestígio social das escolas públicas.

Todos aqui somos professores, sonhamos com o sucesso dos nossos alunos e nos realizamos com a concretização desse sonho. Então, precisamos despertar em nossos professores esse desafio e demonstrar que ele é possível ser realizado", disse o professor Josué Modesto, ao aproveitar a ocasião para se colocar à disposição de todos os demais gestores da rede estadual.

 

Diálogo


Disposto a construir soluções a partir do diálogo com os diversos atores representativos da comunidade escolar sergipana, o secretário Josué Modesto atendeu solicitação do Sintese e sentou à mesa com os membros da diretoria executiva do sindicato, que representa os profissionais do magistério da rede pública estadual.

 

Durante o encontro, realizado no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, o secretário de Estado da Educação destacou que em sua gestão, a Seed manterá aberto, permanentemente, um canal de diálogo com o movimento sindical docente. "Quero ouvir e dialogar com todos. Vocês têm aqui um professor, que sempre receberá em seu gabinete os professores", disse o secretário Josué Modesto, dirigindo-se aos sindicalistas.

 

Presidenta do Sintese, a professora Ivonete Cruz entregou um ofício ao secretário estadual de Educação com as principais pautas defendidas pelo sindicato. Segundo explicou em sua fala, o documento contém um diagnóstico da rede estadual, elaborado pelos membros do Sintese, com propostas de curto, médio e longo prazo para as escolas da rede pública estadual.

 

A deputada estadual Ana Lúcia, que também participou da reunião, sugeriu ao novo gestor da Secretaria de Estado da Educação que a pasta articule parcerias com a Universidade Federal de Sergipe, visando "avançar na construção da pauta ora apresentada pelo sindicato".

 

Para a professora Ivonete Cruz, a reunião com o secretário Josué Modesto foi positiva e demonstrou que o gestor da Política Estadual de Educação está aberto ao diálogo com os representantes dos profissionais do magistério, "pois nos recebeu em seu primeiro dia de trabalho", frisou.

 

"Esperamos estabelecer, a partir de agora, uma rotina de audiências com a Seed. O documento que entregamos ao secretário vai subsidiá-lo e também requerer uma análise, da parte dele e da equipe que o auxilia. Agora vamos aguardar uma nova rodada de conversas para que possamos, juntos, buscar soluções", disse a presidenta do Sintese.

 

O secretário estadual de Educação, professor Josué Modesto, assegurou às lideranças sindicais docentes que irá analisar o documento que lhe foi entregue para que possa apresentar respostas. "Estou ainda me inteirando acerca de todos os aspectos relacionados à gestão da rede pública estadual de ensino e estarei sempre aberto ao diálogo", disse, ao finalizar o encontro.

Voltar à página anterior