Notícia do Portal

09/04/2018 09:27 (671 acessos)

Profissionais da Secretaria de Estado da Educação prestam homenagem ao trabalho do secretário Jorge Carvalho

Ao deixar o cargo, a pedido, o titular da pasta participou de atos em sua homenagem realizados por professores, gestores, técnicos e servidores da Seed

 

Por Lucas Silva

 

Após três anos, três meses e seis dias exercendo o cargo de secretário de Estado da Educação, o professor Jorge Carvalho do Nascimento encerrou nesta sexta-feira, 6, sua atuação enquanto titular da Secretaria da Educação do Estado de Sergipe (Seed). Para marcar a data e demonstrar reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo professor Jorge à frente da gestão da Política Estadual de Educação nesse período, mais de uma centena de profissionais da pasta, em diversos atos realizados ao longo do dia, em Aracaju, prestaram-lhe homenagens.

 

Sob a coordenação da diretora de Educação de Aracaju (Dea/Seed), professora Eliane Passos, os técnicos da Dea recepcionaram calorosamente o secretário Jorge Carvalho na sede da diretoria, no bairro Getúlio Vargas. Ao chegar ao local, acompanhado pelo superintendente executivo da Seed, professor Everton Siqueira, e pela chefe do Gabinete, Anne Alice, o secretário Jorge Carvalho foi cumprimentado afetivamente por todos que o aguardavam.

 

"O secretário Jorge Carvalho nos deu uma aula de como ser um bom gestor público na Educação. Foram mais de três anos de maestria no trabalho realizado à frente da Seed. E hoje, quando se despede do cargo, todos nós que fazemos parte da Diretoria de Educação de Aracaju, decidimos trazê-lo aqui para que pudéssemos homenageá-lo em reconhecimento ao muito que o professor Jorge fez pela Educação pública em Sergipe", disse, emocionada, a professora Eliane Passos, responsável pelo gerenciamento de todas as 86 escolas da rede estadual instaladas na capital.

 

Demonstrando estar feliz pelo ato promovido em sua homenagem pelos servidores da Dea, o professor Jorge Carvalho afirmou que deixa o cargo de secretário de Estado com a consciência tranquila e o sentimento de dever cumprido. Em breve pronunciamento, o secretário estadual da Educação agradeceu à colaboração de todos os profissionais da Seed. "Tudo que conseguimos realizar é fruto do trabalho das equipes da Secretaria de Estado da Educação. Portanto, agradeço a todos vocês", disse Jorge Carvalho, em referência aos mais de 16 mil servidores da Educação.

 

Familiar


Após deixar o prédio da Dea, o secretário Jorge Carvalho se dirigiu ao Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento (CEPMICN), unidade escolar localizada no bairro 18 do Forte, onde o titular da Educação morou na juventude. A escolha do local para realização de mais um ato de homenagem ao secretário da Educação, como indicou a professora Eliane Passos, foi simbólica: a escola leva o nome da mãe do homenageado, professora que teve atuação marcante na Educação em Aracaju.

 

Ao chegar, o professor Jorge Carvalho encontrou dezenas de braços abertos para lhe receber. Antes de entrar no prédio, cumprimentou alunos, professores e servidores da escola, mas, apesar de toda essa demonstração de afetividade e respeito à sua figura pública, a homenagem estava apenas começando. No pátio principal do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, todos os diretores das 86 escolas circunscritas à Dea o aguardavam para transmitir-lhe cumprimentos em reconhecimento pelo trabalho realizado nos últimos três anos.

 

"Em nome de toda comunidade escolar do CEPMICN, agradeço ao secretário Jorge Carvalho, pelo trabalho desempenho em prol da melhoria da qualidade do ensino em Sergipe", declarou a gestora escolar e anfitriã da homenagem, professora Adriana Hora. Tendo também sido moradora do bairro 18 do Forte, Hora salientou que o nome da professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, denominando agora uma escola, está mais que nunca gravado na história da comunidade, "a qual tão bem representou a patrona deste centro de excelência", disse.

 

No auditório da unidade escolar, enquanto gestores se revezavam em discursos de valorização do trabalho desempenhado pelo professor Jorge Carvalho, irrompeu a voz de dona Nazareth que, sentimentalmente, passou a cantorolar significativos versos da "Aquarela do Brasil", do Ary Barroso. Manipuladora de alimentos do Centro de Excelência Maria Ivanda de Carvalho, e também pedagoga por formação acadêmica, dona Nazereth expressou para o professor Jorge o orgulho que havia dentro de si por ter sido aluna da professora Maria Ivanda e hoje trabalhar na escola que leva o nome da inesquecível mestra, "que muito contribui em minha formação", destacou.

 

A professora Edwilma Araujo Silva, diretora escolar do Centro de Excelência Nelson Mandela, bastante emocionada, entregou ao secretário Jorge Carvalho uma placa simbólica assinada por todos os diretores das escolas da Dea. "Ao professor Jorge Carvalho, cujas mãos escreveram um dos mais belos capítulos da história da Educação em Sergipe", constava a placa.

 

"Esta escola tem um significado muito especial para mim e me emociona bastante estar aqui. A professora Maria Ivanda, minha mãe, influenciou muito minha vida. É motivo de orgulho também saber que o trabalho de gestão que implementamos na Seed tem contribuído para os resultados positivos que temos conquistado ano após ano", disse o secretário Jorge Carvalho, citando como exemplo a taxa recorde de ingresso no ensino superior dos alunos do CEPMICN concluintes do ensino médio. "Em 2017, dos 68 estudantes que terminaram o ensino médio e fizeram as provas do Enem, 62 deles lograram acesso ao ensino superior, o que representa 92% de aproveitamento, quando antes tínhamos uma média de seis aprovações por ano", destacou.

 

Para encerrar as homenagens, ao retornar ao Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, no final da manhã, o professor Jorge Carvalho foi recepcionado pelos servidores que desempenham suas funções no prédio da gestão central da pasta. "Mais uma vez, quero agradecer a cada um de vocês pela contribuição dada, diariamente, no trabalho que empreendemos para oferecer uma educação de qualidade aos estudantes da escola pública", disse o secretário ao se despedir da Secretaria de Estado da Educação.

 

 

Voltar à página anterior