Notícia do Portal

13/03/2018 10:52 (464 acessos)

Seed promove capacitação para a Rede Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Oficina é destinada aos técnicos das Diretorias Regionais de Educação que trabalham no Rede + Conselhos

 

Por Ítalo Marcos

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Coordenadoria de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Munícipios (Cogedam), promoveu na manhã desta terça-feira, 13, uma oficina de capacitação para os técnicos das Diretorias Regionais de Educação que participam da Rede Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (Rede + Conselhos).

 

A oficina foi ministrada por técnicas da Cogedam e um técnico da Coordenadoria de Informática (Codin), e teve como objetivo capacitar os técnicos para que entendam melhor a rede e saibam como preencher e alimentar o sistema com as informações do conselho. Esses dados vão desde atas de reuniões que os conselheiros fazem até prestação de contas, notas fiscais, documentações, recibos de bancos, extratos dos recursos que as escolas recebem, entre outros.

 

A diretora da Cogedam, Simone Paixão, explicou que a Rede + Conselhos é um espaço online dentro do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), em que todas as unidades de ensino alimentam com informações sobre os seus conselhos escolares, visando dar maior transparência e agilidade.

 

"Isso é a continuidade de um trabalho que começamos em 2016, quando planejamos essa rede com o objetivo de dar à comunidade escolar um maior grau de transparência. Essa formação para os nossos técnicos das regionais é importante porque são eles que, de fato, primeiro recebem as informações e têm contato com as escolas. Vamos formá-los primeiro para que possam dar um atendimento cada vez melhor às escolas. Assim podermos diminuir as questões burocráticas dos conselhos", explicou.

 

Transparência

 

A técnica da Cogedam Mércia Guimarães, uma das que ministraram a oficina, destacou que os técnicos das Diretorias Regionais de Educação estavam sendo treinados para manusear o sistema e que isso vai dar uma maior transparência. "A Rede foi criada para que a gente tenha todos os arquivos relacionados aos conselhos escolares para consulta. Os técnicos estão sendo capacitados para a alimentação de dados e para saberem como essa ferramenta vai ajudar no dia a dia dos conselhos, nos registros das suas agendas, reuniões, eventos, movimentações bancárias. Isso gera transparência e organização", disse.

 

A mesma opinião foi dada por Elaine Santiago Costa Jasmin, técnica da DRE 1. "Esse sistema vai tornar mais transparentes as informações entre os conselheiros e para a própria Diretoria Regional", declarou. Adonias Menezes de Freitas é técnico da DRE 2. Para ele, essa é uma ferramenta que trará mais facilidade para trabalhar. "Vamos ter todas as informações dos conselhos escolares da nossa regional. Isso vai facilitar bastante o nosso trabalho, pois veremos toda a movimentação dos conselhos, informações financeiras e administrativas em um só lugar", afirmou.

 

Rede + Conselhos

 

Lançada em dezembro de 2017, a Rede + Conselhos conta com um Banco de Dados dos Conselhos Escolares como instrumento de suporte ao acompanhamento e monitoramento desse colegiado em toda rede estadual. Além do Banco de Dados, também possui um Programa Estadual de Capacitação para os Conselheiros das Escolas Estaduais do Estado de Sergipe.

 

O sistema da Rede + Conselhos foi desenvolvido pela gerência de desenvolvimento da Codin. O propósito da Seed em implantar uma ação articulada em rede é impulsionar o compartilhamento de ações, objetivos, procedimentos e responsabilidades.

Voltar à página anterior