Notícia do Portal

31/01/2018 08:36 (702 acessos)

Alunos da rede estadual conquistam o primeiro lugar nos cursos mais concorridos da Universidade Federal de Sergipe

Dentre os destaques estão alguns dos aprovados nos primeiros lugares para o curso de Medicina da UFS e em mais de 10 outros cursos. Matriculados na última série do ensino médio ou em algum dos 44 polos do Preuni/Seed, os estudantes da rede estadual que fizeram as provas do Enem 2017 atestam, com os resultados alcançados por meio do Sisu 2018, a eficácia da Política Estadual de Educação e a consequente melhoria da qualidade do ensino público ofertado aos sergipanos

 

Com base no resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018, Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia Civil, Arquitetura são apenas alguns dos cursos de nível superior da Universidade Federal de Sergipe, nos quais os alunos da rede pública estadual conquistaram os primeiros lugares. Já são quase 30 alunos aprovados em primeiro lugar na Federal de Sergipe, entre eles, os três primeiros lugares para ingresso no curso de Medicina das escolas públicas.

 

Mas esses estudantes alçaram voos maiores e os bons resultados foram registrados além fronteiras, como o 7º lugar para o concorridíssimo curso de Direto da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina, conquistado por Isla Dayane Andrade Santos (Centro de Excelência Atheneu Sergipense), e o 2º lugar para ingresso no curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal de Santa Marta (UFSM), no Rio Grande do Sul, um dos mais concorridos da instituição, conquistado por Deivison José Lima dos Santos (Colégio Estadual John Kennedy).

 

A estudante Tassira Vitória pintou o rosto com as inscrições UFBA, pela aprovação em 4º lugar no curso de Direito da instituição baiana. Aluna do ensino integral no Colégio Atheneu, Tassira Vitória disse que agora é aguardar a inscrição.

 

Investimentos

 

Responsável por gerenciar a Política Estadual de Educação, e também as 354 escolas públicas da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) já verificou, até às 16h desta terça-feira, 30, mais de 800 alunos aprovados para ingresso nos estudos de nível superior em universidades públicas em diversos estados do país. Apenas no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, já são mais de 16 alunos com aprovações em primeiro lugar nos cursos que escolheram estudar na mais concorrida instituição de ensino superior de Sergipe. Considerando os alunos matriculados na última série do ensino médio na modalidade integral, o número de aprovados chega aos 400.

 

Segundo o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, os resultados satisfatórios conquistados pelos alunos da escola pública sergipana são reflexo da atual política de Educação empreendida pelo governo estadual, que tem priorizado em sua gestão a atenção ao ensino médio.

 

Jorge Carvalho destaca que os bons resultados são frutos de um conjunto entre investimentos públicos em infraestrutura, ampliação do ensino médio em tempo integral e dedicação da equipe de profissionais, principalmente dos professores, que sabem captar o que os alunos da rede estadual têm de melhor e incentivá-los e desafiá-los a ser bem melhores. "Nos últimos anos a rede estadual de ensino tem se configurado como o caminho para o ensino superior, e prova disso é o acesso dos nossos alunos nas melhores universidades pelo país", afirmou.

 

Medicina

 

Aluno do Centro de Excelência 28 de Janeiro, escola pública de ensino médio integral localizada no município de Monte Alegre de Sergipe, Lucas Messias conquistou o cobiçado 1º lugar para ingressar no Curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. Aprovado também na primeira colocação também para este concorrido curso da área da Saúde, Diego Teles Matos, aluno do Colégio Estadual Almirante Barroso, localizado no município de Muribeca, é mais um a comemorar o resultado da aprovação no Sisu 2018; o "Almirante Barroso" aprovou também o 10º lugar para o Curso de Medicina.

 

Acompanhado seus colegas da escola pública, Iara Vitória dos Santos Moura, aluna do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, após cursar todo ensino médio na modalidade de Educação Integral, garantiu a 3 ª colocação para ingresso no Curso de Medicina. "Estou me sentindo muito realizada em ser aprovada para o curso que sempre quis estudar. É uma emoção muito grande também poder orgulhar com essa conquista nossos professores", disse Iara Victória, após conferir o seu resultado no Sisu 2018.

 

Destaques

 

Ao completar 17 anos nesta terça-feira (30), Deivison José Lima, aluno do Colégio Estadual John Kennedy, em Aracaju, tem muito o que comemorar. O estudante, natural do município de Cristinápolis, cidade na qual morou até 2015, quando se mudou para capital a fim de estudar o ensino médio, reconhece a escola e sua equipe pedagógica como fundamentais para a conquista que teve no Sisu 2018: uma vaga no concorrido curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal de Santa Maria/ RS.

 

"O apoio que tive da direção, da coordenação e principalmente dos professores do "John Kennedy", foram de grande importância para que eu conseguisse esse resultado. A equipe pedagógica da escola me incentivou bastante, ofereceu aos alunos aulas de reforço em Redação, enfim, a formação que recebi, por ter sido de qualidade, permitiu-me conquistar uma vaga na Universidade Federal de Santa Maria/RS", disse o estudante, cujo próximo objetivo é conquistar uma vaga para ingresso no ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica.

 

Após o cursar em 2017 o Curso Pré-universitário da Secretaria de Estado da Educação (Preuni/Seed), no Polo "Alencar Cardoso", em Salgado, Eron Lucas Alves Freitas é mais um dos estudantes selecionados pelo Sisu a comemorar o acesso ao Curso de Medicina na UFS.

 

Segundo afirmou o estudante, os estudos do Preuni, ofertado pelo Governo de Sergipe, foram fundamentais para o resultado conquistado. Além das aulas presenciais, Eron destaca que participou de aulões de revisão aos finas de semana e demais atividades oferecidas pelo Curso Pré-universitário e contou com o apoio substancial dos professores, que deram "dicas e orientações que se refletiram em bom desempenho".

 

Aluna do Centro de Excelência Atheneu Sergipense e presidente do Grêmio Estudantil da escola, Hellen Neo da Rocha foi aprovada em 1º lugar para o Curso de Odontologia da UFS. Ao acessar o resultado, Hellen afirmou não acreditar. "Eu não sabia que tinha saído o resultado, então quando cheguei na escola vi meus amigos correndo com o rosto pintado e comemorando. Queria cursar algo na área da Saúde, e quando vi que tinha a oportunidade de entrar no Curso de Odontologia, não pensei duas vezes", disse.

 

Em Nossa Senhora do Socorro, no Colégio Estadual José Barreto Fontes, o aluno João Emerson Santos Andrade conquistou o 1º lugar no curso de Engenharia Elétrica. No município de Itabaiana, dois alunos do Colégio Estadual Murilo Braga conquistaram os 1º lugares na opção de curso que escolheram na UFS: Luiz Guilherme (Sistema da Informação) e Williane Lima (Ciências Biológicas).

 

Na capital, os alunos do Colégio Estadual Tobias Barreto também mandaram bem no Enem 2017 e muitos deles já conquistaram uma vaga no ensino superior, dois dos quais em primeiro lugar: Kevin (Matemática) e Maxsuelly (Serviço Social). "Os resultados estão sendo atualizados a todo instante e o número de aprovados ainda vai aumentar bastante", destaca o secretário Jorge Carvalho.

Voltar à página anterior