Notícia do Portal

29/01/2018 12:46 (2529 acessos)

Alunos do Pré-Universitário comemoram aprovação no ensino superior


Os primeiros resultados confirmam que o Pré-Universitário do Governo de Sergipe é uma das principais vias de ingresso nas universidades e faculdades do país

 

Por Lívia Lessa

 

 

As primeiras informações sobre o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgado nesta segunda-feira, 29, pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que o Pré-Universitário do Governo de Sergipe é um dos principais caminhos para se chegar ao ensino superior. Prova disso é que a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), divulga os resultados parciais e já conta com aprovados nos cursos de Direito, Medicina, Enfermagem, Geografia, entre vários outros da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

Em 2017 foram aprovados mais de 2000 estudantes nas Instituições de Ensino Superior (IES) em todo País, e para este ano o objetivo é aumentar este indicador.

 

Fábio Leite, diretor do Dase, informa que a lista completa ainda não está disponível, mas que as primeiras informações já se configuram como um sucesso. "Até o momento já contamos com resultados significativos e muitos alunos foram aprovados nos primeiros lugares em diversos cursos da UFS. Confesso que já esperávamos esta notícia, pois a cada ano o trabalho do Preuni é intensificado visando o êxito dos nossos estudantes", disse, ao informar que já constam mais de 200 aprovados.

 

O jovem Eron Lucas Alves Freitas é um dos que já pode dizer que está no ensino superior. Em 2017 foi aluno do Preuni - Polo Alencar Cardoso, em Salgado - e não consegue disfarçar a alegria ao falar da aprovação em 5° lugar no curso de Medicina, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Estudar no Pré-Universitário foi essencial na conquista do meu grande sonho. Participei dos aulões e demais atividades, os professores nos passavam dicas e orientações que refletiam no bom desempenho", comenta, ao elogiar a atuação de toda a equipe do Dase e, em especial, os professores.

 

Para Salviano Rodrigo Santos, aprovado em geografia na UFS, também aluno do polo Alencar Cardoso, é inevitável controlar a emoção ao relembrar das mensagens motivacionais dos professores. O jovem tem deficiência mental moderada e segundo ele, toda a equipe do Preuni está de parabéns. "Os educadores me incentivaram a correr atrás dos meus sonhos. Acredito que com foco, dedicação e disciplina é possível ultrapassar as barreiras e conquistar os objetivos.  Estou muito feliz com esta vitória", salientou.

 

Além destes alunos, até o momento, constatou as aprovações em medicina na UFS dos estudantes do polo Almirante Barroso, Diogo Teles Matos, 2° lugar geral e Gabriel Lucas Conserva Souza.  O jovem Danilo Santana Santos, também aluno do Preuni, foi aprovado em Enfermagem na UFS- campus Lagarto.

 

A aluna Bruna Andrade, do Colégio João Costa, de Aracaju, que também é matriculado no Pré-Universitário do Governo de Sergipe, conseguiu a aprovação no curso de Enfermagem da UFS. "Recebi a aprovação por mensagem e fiquei sem acreditar", disse.

 

Preparação para o Enem

 

Segundo o coordenador pedagógico do Preuni, João Manoel Faro Neto, o programa conta com professores altamente capacitados, material didático gratuito, reforço através das aulas e atividades.

 

"É importante salientar que os candidatos contam também com todo o suporte, acompanhamento e trabalho motivacional para que reflitam no bom desempenho. No que se refere ao âmbito pedagógico, toda ação realizada é de acordo com a matriz referencial do Enem. O material didático é produzido conforme o Guia de Elaboração e Revisão de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dessa maneira, o Pré-universitário já se consolidou devido os altos índices de aprovação", comenta João Manoel Faro.

 

Fábio Leite afirma que o programa é uma referência, no que se refere aos altos índices de aprovação em Instituições de Ensino Superior (IES) e a expectativa é que este ano continue com os bons índices.  "Neste ano continuaremos com as mesmas ações - aulas expositivas, das segundas às sextas-feiras, aulões nos finais de semana, simulados, oficinas de redação, acolhimento individual, disponibilização do material didático - e ainda contaremos com a tecnologia a serviço da educação. A equipe da Coordenadoria de Informática (Codin) está trabalhando no sistema onde os estudantes terão acesso aos vídeos com dicas gravados pelos professores. Este conteúdo também será disponibilizado nas redes sociais", explica.

 

Para ingressarem no Programa no ano de 2018, neste domingo, 28, mais de 10 mil estudantes participaram da prova de seleção para concorrer as 5.485 vagas distribuídas em 44 pólos.  A divulgação do gabarito preliminar será no dia 31 de janeiro. De 31 de janeiro a 02 de fevereiro será o período para entrar com recurso contra o gabarito. O resultado preliminar será 09 de fevereiro, de 15 a 16 de fevereiro o candidato poderá entrar com recurso contra o resultado preliminar e o resultado final no dia 19 de fevereiro. A matrícula poderá ser realizada de 20 a 23 de fevereiro e as aulas irão começar no dia 26 de fevereiro.

Voltar à página anterior