Notícia do Portal

12/01/2018 12:41 (275 acessos)

Culminância do Projeto Conectando a Língua Portuguesa às Terras das Rainha e ao Mundo Hispânico acontece no Centro de Excelência Dom Luciano Cabral


Por Lívia Lessa


Diversão, arte, apresentações pedagógicas e muito conhecimento marcaram a Culminância do Projeto "Conectando a Língua Portuguesa às Terras das Rainha e ao Mundo Hispânico", no Centro de Excelência Dom Luciano Cabral, unidade escolar que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral. As atividades tiveram início na tarde desta quinta-feira,11, e prosseguiram durante os dois turnos nesta sexta-feira,12. O projeto idealizado pelos professores de línguas inglesa e espanhola.

 

A docente de língua inglesa, Ana Cecília Nascimento Santos, informa que a iniciativa contou com o apoio e participação de todos os professores de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. "A atividade tem um caráter interdisciplinar, dessa maneira, todas as áreas do conhecimento. Sempre trabalho o aprendizado da língua aliada associado aos aspectos culturais" esclarece ao afirmar que esta atividade é uma oportunidade para conhecer mais acerca da cultura dos países pesquisados e  perceber quais os pontos que dialogam com o Brasil.

 

O professor de Espanhol, Eduardo Marques, informa que no primeiro dia o evento contou com a explanação dos conteúdos estudados pelos discentes, já no último dia é o momento das apresentações culturais. "O nosso desejo é que a partir das pesquisas os jovens compreendessem a cultura dos outros países. Sendo assim, colaborando de maneira positiva no processo de ensino e aprendizagem", disse.

 

Participação dos estudantes


Os estudantes se envolveram na realização das atividades e ainda elogiaram a colaboração dos professores e apoio da equipe diretiva. O aluno do 1° ano C, José Gabriel Silva Santos, pesquisou sobre a África do Sul, Bolívia, São Tomé e Príncipe. "Gostei muito da atividade, principalmente do trabalho em equipe", afirmou.

 

Já Karolane Fernandes, do 1° ano B, afirmou que o maior ganho foi compartilhar os conhecimentos com os colegas. Ela participou da apresentação de música e dança com os ritmos africanos. "Adorei participar da atividade e conhecer um pouco mais acerca dos países apresentados. É enriquecedor observar e analisar quais as semelhanças e diferenças entre as nações de língua hispânica, inglesa e portuguesa", disse.

 

Ensino Médio em Tempo Integral e o Protagonismo Juvenil


A jovem Mayra Santos Moura, do 1° ano B, elogiou o apoio dos docentes na realização das atividades. "Reconheço que esta atividade foi maravilhosa. É inegável que a cada projeto aprendemos mais acerca do protagonismo juvenil, da importância do trabalho em equipe e a conviver com as diferenças", declara.

 

A diretora da unidade escolar, Marli Barreto, entende que a escola como espaço de formação permite exercer a cidadania e a produção cultural. "O Centro de Excelência Dom Luciano Cabral já tem a tradição de realizar projetos pedagógicos e com a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral fomentou ainda mais esta cultura. Este modelo de ensino permite a descoberta dos talentos e habilidades dos estudantes, além de desenvolver as competências socioemocionais. Dessa maneira, formando um jovem autônomo, competente e solidário", ressaltou ao destacar que a unidade escolar conta com o envolvimento de professores altamente capacitados em envolvidos com a melhoria da qualidade do ensino na escola pública.

Voltar à página anterior