Notícia do Portal

10/01/2018 16:33 (500 acessos)

Projeto social do Colégio Estadual Nelson Mandela objetiva criar senso de responsabilidade nos alunos

Estimular a responsabilidade e o papel protagonista em relação aos rumos da sociedade e até mesmo do planeta é o objetivo do projeto "Eu Faço a Diferença", orientado pelo professor de História, Rafael Jesus, e abraçado por outros professores e alunos do Colégio Estadual Nelson Mandela, sediado em Aracaju. Dentre as ações do projeto que início em 2017, nesta terça e quarta-feira, 9 e 10, mais de 48 estudantes do ensino médio doaram sangue no Hemocentro de Sergipe.

 

O professor Rafael Jesus explica que as ações são permanentes, no sentido de que elabore uma pauta positiva para os alunos se sentirem responsáveis por seus atos e pela mudança social. "A doação de sangue foi a primeira ação, mas vamos realizar doação de cabelo para fazer perucas, limpeza da escola, manutenção do patrimônio público, doação de livros. Esperamos que os estudantes se sintam responsáveis e façam a diferença. Muitas vezes reclamamos e não agimos", disse.

 

Segundo o professor, é visível o crescimento do sentimento de impotência e passividade dos alunos, além da descrença em instituições republicanas, como também do aumento da violência, do desrespeito a coisa pública e aos cidadãos, da desesperança dos jovens com os direitos e deveres.

 

Por conta disso, Rafael de Jesus explica que o projeto surge no tempo certo como forma de criar o senso de responsabilidade. "Este projeto surge alicerçado na utopia de que é possível, plantando as sementes da forma correta, fazer germinar um fruto que acreditamos estar em risco de extinção e que provavelmente é uma das causas de todos os males da atualidade: O Senso de Responsabilidade! As turmas do ensino médio da manhã do Mandela deram o primeiro passo com a ação de doação de sangue. Nesta ação, além de doarem sangue, muitos alunos se cadastraram como doadores de medula óssea. Esperamos que seja a primeira de muitas outras ações", afirmou.

 

 

 

Voltar à página anterior