10/01/2018 08:23 (367 acessos)

Resultados das pesquisas desenvolvidas em escolas da rede estadual são apresentados em Cabo Verde

O projeto intitulado "Em Cena: Aglacy Mary", desenvolvido no Colégio Estadual Eduardo Silveira, em Itabaiana, e no Colégio Djenal Tavares de Queiróz, em Moita Bonita, unidades escolares circunscritas à Diretoria Regional de Educação 3 (DRE3), será apresentado, na próxima sexta-feira, 12, em Chão Bom, no Tarrafal, em Cabo Verde, durante a programação do I Seminário Literatura e Cultura entre Irmãos: Cabo Verde e Brasil. O estudo será exposto pelo professor João Mendonça, graduandos do Curso Letras Português da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Itabaiana.

A pesquisa é desenvolvida em parceria com a UFS e a Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O estudo é coordenado pela professora Doutora Crhistina Ramalho, conta com a supervisão dos professores da rede estadual de ensino, João Mendonça e Mayara Elias.

O projeto foi desenvolvido ao longo do ano de 2017 e abordou o livro " A Larvra", da  escritora sergipana Aglacy Mary. A investigação permite trabalhar análises e reescritas, construção de desenhos e interpretação dos poemas de Aglacy.

Centro de Excelência 28 de Janeiro

As pesquisas intituladas "A Poesia indo à Escola" e "Jovens Cronistas do Sertão", desenvolvidas pelo professor Carlos Alexandre do Nascimento Aragão, do Centro de Excelência 28 de Janeiro, situado no município de Monte Alegre, unidade escolar que oferta ensino integral circunscrita à Diretoria Regional de Educação 9 (DRE 9), também serão conhecidas no continente africano.

O educador fará apresentação dos projetos para professores da Escola Secundária de Chão Bom. Dessa maneira, levará a sua experiência e o seu olhar de como o desenvolvimento de projetos na escola pode transformar a vida dos estudantes.

"A Poesia indo à Escola"

Carlos Alexandre do Nascimento Aragão comenta que o projeto "A Poesia indo à Escola" atualmente conta com o envolvimento de 12 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio e mais de 50 jovens já se envolveram na iniciativa. A pesquisa e tem o intuito de levar a poesia para as escolas do nosso sertão. A atividade incentiva o hábito da leitura, produção escrita dos jovens", diz, ao informar que alguns alunos já têm livros publicados em antologias e que muitos destes jovens estão cursando o nível superior na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O docente explica que os próprios alunos pesquisam sobre a vida e obra dos poetas e em seguida compartilham o conhecimento participando de apresentações nas unidades escolares do alto sertão sergipano. "Quando os alunos se envolvem com projetos pedagógicos há uma maior aproximação com o universo científico". O educador esclarece que a pesquisa conta com o envolvimento e atuação ativa dos alunos e reconhece o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) nas atividades realizadas.

"Jovens Cronistas do Sertão"

O projeto "Jovens Cronistas do Sertão" foi desenvolvido no período de 2015-2016, envolvendo 10 estudantes do ensino fundamental e médio, com o intuito de cada um produzir cinco crônicas sobre o sertão, seguindo as vertentes: sertão histórico, sertão geográficos, sertão humano, sertão humorístico e sertão contemporâneo. "Os alunos foram selecionados para participarem do estudo por meio de uma avaliação da produção textual.  No final houve a publicação do livro com as crônicas elaboradas pelos jovens.  O projeto foi coordenado pela professora doutora Christina Bielinski Ramalho, da UFS e financiado pelo Ministério da Cultura. Alguns exemplares serão entregues para o Cantinho da Língua Portuguesa, no Centro de Excelência 28 de Janeiro", declara.

I Seminário Literatura e Cultura

O I Seminário Literatura e Cultura é organizado pela UFS e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e acontece no período de 12 a 16 de janeiro.  O objetivo principal do evento é promover um espaço de trocas culturais e literárias em que estejam representadas a literatura, cultura nordestina e a literatura cabo-verdiana. A atividade será pondo de partida para outras ações que levem ao aprofundamento das relações humanas e institucionais e à elaboração de novas parcerias, envolvendo inclusive outras áreas do conhecimento.

A delegação brasileira que marcará presença no evento será composta por 22 integrantes, reunindo docentes, graduandos e pós-graduandos da UFS, membros da Academia Gloriense de Letras (AGL) e professores da rede estadual de Sergipe. O evento Poesia Nordestina Brasileira na Escola de Chão Bom faz parte da programação do I Seminário Literatura e Cultura entre Irmãos: Cabo Verde e Brasil.