09/01/2018 11:52 (186 acessos)

Alunos Jovens Embaixadores embarcam para Brasília

Viagem à Capital Federal antecede a partida para os Estados Unidos

Por Ítalo Marcos

O sonho de aperfeiçoar os estudos nos Estados Unidos está cada vez mais perto de se tornar realidade para os alunos Paulo Teylon Barreto Lima (Colégio Estadual Murilo Braga -Itabaiana) e Sérgio Vieira Santos Júnior (Centro de Excelência Atheneu Sergipense - Aracaju). Os estudantes, classificados pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para representarem o país como Jovens Embaixadores, embarcaram do Aeroporto Santa Maria para Brasília, na madrugada desta terça-feira, 9, (DF), onde passarão três dias antes de partirem para os EUA.

Durante esses três dias na Capital Federal, os estudantes farão atividades pré-partida, como entrevista de visto, e receberão orientações. Na próxima sexta-feira, 12, eles embarcarão rumo aos Estados Unidos, onde no período de 13 de janeiro a 3 de fevereiro, juntamente com alunos Jovens Embaixadores de outros estados do Brasil, irão conhecer e vivenciar a cultura americana.

Durante as três semanas nos EUA, Sérgio e Teylon irão se aperfeiçoar na língua inglesa e conhecer instituições americanas. Na primeira semana do programa, os alunos Jovens Embaixadores de todo o Brasil visitarão Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de conhecerem seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público, privado e do terceiro setor. Depois, serão divididos em grupos menores que viajarão para estados diferentes.

Paulo Teylon ficará na cidade de Louisville, estado de Kentucky, e Sérgio Vieira ficará em Reno, no estado de Nevada. Lá, eles ficarão hospedados em casas de famílias americanas, assistirão a aulas e participarão de atividades ligadas à responsabilidade social e empreendedorismo.

"Acredito que trará muitas oportunidades para a minha vida, e como Jovem Embaixador eu quero mostrar para os jovens que eles podem ser o que quiserem, basta ter força de vontade. Agradeço a todos que me apoiaram e me estimularam para que me inscrevesse no programa", disse Paulo Teylon.

O aluno Sérgio Vieira mostrou-se feliz com a experiência que terá nos EUA. "Há um ano eu não imaginava que isso estaria acontecendo na minha vida. Espero dessa viagem poder consumir tudo o que há de bom lá e poder trazer, difundir entre as pessoas", afirmou ele, que pretende trabalhar na área de tecnologia.

A coordenadora estadual do Programa Jovens Embaixadores, Célia Gil, destacou que essa será a primeira vez em que dois estudantes sergipanos estarão participando. "Esse ano, pela primeira vez, dois alunos da rede pública de Sergipe foram selecionados. Isso mostra que o nível foi tão bom nas edições anteriores que a embaixada resolveu ampliar as vagas", explicou.

O Programa

O Programa Jovens Embaixadores é patrocinado pela Missão Diplomática dos EUA e parceiros públicos e privados. A iniciativa da Missão Diplomática dos EUA no Brasil busca promover o diálogo e o entendimento mútuo entre brasileiros e americanos.

Desde o lançamento em 2002, 467 jovens brasileiros da rede pública de ensino já participaram do programa. Para a edição de 2017, mais de 18.700 jovens se inscreveram. Desde 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano e conta também com um intercâmbio inverso para que estudantes americanos possam conhecer outros países.

No Brasil, os parceiros dessa iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil.