04/01/2018 10:48 (306 acessos)

Colégio Estadual Dom José Brandão de Castro realiza formatura dos alunos indígenas

A comunidade indígena Xokó, na Ilha de São Pedro, em Porto da Folha, esteve em festa no dia 28 de dezembro de 2017, quando foi realizada a formatura dos alunos do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro. O evento foi destinado aos estudantes do 9º ano fundamental e 3º ano médio, e contou com uma Missa em Ação de Graças, celebrada pelo Padre Rodomarques, seguida do juramento, entrega dos certificados e homenagens aos alunos formandos.

Após este momento na igreja houve um coquetel com música ao vivo para os alunos, professores, convidados e comunidade em geral. Os estudantes homenagearam a ex-diretora Nadja Nayra Alves Rodrigues, colocando o seu nome na turma.

O evento contou ainda com a presença da diretora da DRE-7, Gilzete Dioniza de Matos, e do técnico da DRE-7, José da Conceição Resende.

"Esse é um momento de muita alegria para todos nós, sendo registrado o fato histórico de uma formatura com dança do ritual sagrado, o Toré. Estou muito satisfeita com os resultados de nossos alunos, foi uma formatura bonita e emocionante, pois tentamos fazer com que esse momento fosse realmente inesquecível para eles", disse a diretora da escola, Ângela Apolonio Rosa.

O aluno Emerson Acácio, formando do 9º ano do ensino fundamental, destacou que a formatura foi um momento único. "O sorriso no nosso rosto deixou bem claro o quanto ficamos gratos por essa noite. Valeram a luta, o esforço e as lágrimas. Agradecemos de coração a oportunidade, a cada pessoa que contribuiu, pois só assim veremos os sonhos das pessoas sendo realizados", declarou.

A mesma alegria foi compartilhada pela aluna Eunice Sawana, do 3º ano. "Quando chegamos ao ensino médio logo pensamos na formatura do 3°ano. Enfim chegou o ano esperado, que foi 2017, começamos a pensar como seria, mas com medo de não ser realizado o nosso grande último dia. Lutamos e conseguimos, e olha que maravilha que foi a nossa formatura. Agradecemos a todos, pois sem a contribuição dos que nos ajudaram não seria possível realizar esse projeto lindo", afirmou.