14/11/2017 17:42 (197 acessos)

Superintendente da Educação visita escolas do sertão

Por Lívia Lessa

O superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o professor Everton Siqueira, sempre priorizando o acompanhamento das ações no espaço escolar e aberto ao diálogo, nesta terça-feira, 14, visitou a Escola Estadual José Inácio de Faria, em Monte Alegre, e em Porto da Folha esteve no Colégio Estadual Gov. Lourival Batista,  unidades escolares circunscritas à Diretoria Regional de Educação 7e DRE 09

Na ocasião, Everton Siqueira se reuniu com os diretores, docentes e discentes e ainda visitou as instalações das escolas. O superintendente ressaltou que para o governador Jackson Barreto buscar implementar ações e iniciativas para melhorar a qualidade do ensino público em Sergipe é prioridade. Ainda de acordo com ele, é necessário que todos somem esforços em prol dos avanços no cenário educacional.

"Constantemente realizo visitas às escolas. Declaro que das atribuições essa é uma das que mais gosto. É importante saber quais são as demandas e necessidades dos estudantes. Dessa maneira, conhecer de perto a realidade destes jovens. Acredito na gestão integrada, ou seja, com o envolvimento dos alunos e professores para que todos juntos possamos lutar pela melhoria da qualidade do ensino", confessou ao declarar que todo trabalho realizado durante os 12 meses como superintendente é feito com amor, dedicação e compromisso.

No Colégio Estadual Gov. Lourival Batista, Everton Siqueira assinou os ofícios com as solicitações dos alunos e professores, anunciou que serão feitos reparos emergências de pequena monta. Além disso, o superintendente ainda informou que nos próximos dias chegarão mais 10 novos computadores para o laboratório de informática e a unidade escolar contará com acesso à internet via rede wi-fi livre.

Os estudantes não disfarçaram a alegria ao receber a notícia que o espaço escolar passará por melhorias. Janinclecio Santos Lima, aluno do 1° ano, reconheceu que a visita do superintendente só reforça a atenção da Seed com as solicitações e necessidades da comunidade escolar. "Percebo que a superintendência executiva está olhando para a educação de Porto da Folha", afirmou.

Para Emanuel Nogueira, do 2° ano, um ponto que merece o reconhecimento é que além realizar os encaminhamentos a visita e, consequentemente, estabelecer contato com os discentes demonstra uma atenção especial de todos que trabalham na secretaria. "Eu verifico que este espaço de comunicação, não só com os técnicos da Seed, mas também com o superintendente, irá fomentar as melhorias na nossa escola ".

O diretor, Fábio Júnior Fernandes dos Santos, informou que o Colégio Estadual Gov. Lourival Batista tem 685 alunos matriculados e ainda frisou que o suporte e apoio da Seed e da DRE 7 são essenciais na obtenção dos resultados exitosos. De acordo com ele, os altos índices de aprovação na Universidade Federal de Sergipe (UFS) comprovam que a unidade escolar conta com o envolvimento de profissionais altamente preparados. "É de fundamental importância a visita do superintendente, pois ele teve a oportunidade de verificar de perto quais são as reais necessidades. Acredito que é possível termos uma educação de qualidade na rede pública estadual", enfatizou.

Everton Siqueira conversou também com os professores e ainda realçou a importância da realização de projetos pedagógicos, no que tange a formação dos estudantes. A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Gov. Lourival Batista, Lícia dos Santos Lima Oliveira, informou que o desempenho dos discentes é motivo de orgulho. "Recebemos a uma ligação da equipe do Ministério da Educação (MEC) que a unidade escolar foi a primeira escola no Estado na Prova do Novo Mais Educação, em língua portuguesa e matemática", anunciou ao informar que com o apoio do Governo do Estado irá avançar cada vez mais.

O ex-prefeito de Porto da Folha, Manoel Gomes de Freitas, conhecido como Manoel de Rosinha, é ex-aluno da unidade escolar. Ele acompanhou as visitas e também comentou acerca das questões que necessitam de atenção.  "Temos que cobrar, mas também é preciso reconhecer quando um bom trabalho está sendo feito", disse.

Durante as visitas, Everton Siqueira estava acompanhado pelo diretor da Coordenadoria de Informática  (Codin), Alexandre Veras, pela  coordenadora pedagógica,  Elaine Melo, e o técnico, Adrio Oliveira, ambos da DRE 7.