13/11/2017 17:36 (153 acessos)

Educação e Saúde promovem oficina de atualização sobre as infecções sexualmente transmissíveis

Até o primeiro semestre de 2018, deverá ser lançado um Plano de Ações sobre as IST´s

As Secretarias de Estado da Educação e Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde, promoveram nesta segunda-feira, 13, a segunda e última etapa da Oficina de Atualização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST´s. O evento, realizado no auditório da Fundação Estadual de Saúde - Funesa, contou com a participação de técnicos da Saúde dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e Propriá.

A oficina foi ministrada pelo médico sanitarista Almir Santana, responsável pelo controle e combate às IST´s, auxiliado pela equipe do PSE/Dase/Seed, e equipe do PSE da Secretaria de Estado da Saúde - SES. Foram debatidos os seguintes temas: a nova forma de abordagem no combate às IST´s (aids, sífilis HPV, hepatite, entre outras), bem como, foram mostrados os fatores de risco de exposição de toda a população, inclusive, a comunidade estudantil.

De acordo com Francisco Freitas Santos, coordenador do PSE Educação (Dase/Seed), após a oficina, será traçado um Plano de Ações, que deverá ser executado no primeiro semestre de 2018, dentro do componente do PSE em um formato, que possibilite a redução de riscos e danos de exposição, como a prevenção combinada no combate ao HIV.

"O evento foi de suma importância para os jovens. Realizamos a oficina em duas etapas: a primeira ocorreu na última sexta-feira, 10, abrangendo as regionais dos municípios de Aracaju, Estância e Glória e na segunda etapa nesta segunda-feira, 13, com as regionais de Socorro, Itabaiana e Propriá. Vale ressaltar que, esse trabalho envolveu todos os 75 municípios do estado, que fazem parte das regionais", disse Francisco Freitas.

Prevenção combinada

Na avaliação do coordenador do PSE Educação/Dase/Seed, as duas oficinas foram importantes para os jovens alunos da rede estadual de ensino. "Todas as informações que recebemos do renomado médico Dr. Almir Santana, iremos repassar para os estudantes, professores e comunidade escolar. O médico, inclusive, explicou detalhadamente como é feita a Prevenção Combinada no combate ao HIV, que é a utilização do preservativo com o uso de medicamentos", ressaltou.