Notícia do Portal

13/11/2017 11:12 (149 acessos)

Alunos do Colégio Estadual Professora Judite Oliveira participarão de evento alusivo ao Dia da Consciência Negra

Os estudantes do período noturno do Colégio Estadual Professora Judite Oliveira participarão nesta segunda-feira, 13, às 19h30, do encerramento e culminância do projeto Consciência Negra – Identidade, Ética e Você. No próximo dia 24 será o encerramento do projeto África e Nós e o evento contará com a participação dos alunos dos turnos matutino e vespertino. Todas as atividades serão realizadas na unidade escolar.

 

Segundo a diretora, Barbara Ingrid Alves Freire Barbosa, as atividades são alusivas ao 20 de novembro, data que comemora o Dia da Consciência Negra. De acordo com ela, iniciativas como essa no ambiente escolar reforça a noção de identidade, colabora para que os alunos se sintam capazes e ainda reduz significativamente os casos de bullying.  "Vivemos em um país que a maioria da população é negra. Dessa maneira, é de extrema importância as discussões e reflexões sobre a identidade e sua valorização", ressalta.

 

A atividade tem como objetivo valorizar a cultura negra, seus afrodescendentes e afro-brasileiros, trazendo à tona temas provocativos que promovam um posicionamento crítico e transformador frente à realidade social, além de entender a identidade cultural e racial, conhecer as origens, costumes gastronômicos, indumentária, vocabulário, religião, ritmos e discutir sobre as conquistas atuais trazidas pela Política Pública de Ações Afirmativas.

O evento reunirá toda comunidade escolar e contará com a presença dos membros do Coletivo Feministas Negras de Sergipe.

 

Na oportunidade, serão exibidos trabalhos literários e artísticos com desfile dos alunos que participaram da oficina de turbantes, ocorrido no último dia 08 com a convidada Denise Pereira Santos.

 

Integrando a programação também terá apresentação do grupo de capoeira formado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos Ensino Fundamental (EJAEF) e da Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio (EJAEM).

 

Voltar à página anterior