Notícia do Portal

01/11/2017 15:00 (955 acessos)

Professores da Educação Básica podem se inscrever na Nova Plataforma Freire

Serão disponibilizados nessa primeira edição seis cursos. A solicitação de vagas pelos professores deverá ser feita até o dia 1º de dezembro de 2017

 

 

Os professores da Educação Básica podem se inscrever para o novo Programa de Formação Docente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC. Para cadastrar os currículos na Nova Plataforma Freire, os interessados terão acessar o link oficial do programa e solicitar vagas em cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para professores da Educação Básica (Profic), que será lançado até o final do ano.

 

"Quanto mais professor se inscrever, teremos mais turmas disponíveis, mas somente os profissionais que estejam na função docente poderão solicitar vaga na Plataforma Freire", ressalta Thirza Mangueira Teixeira, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil - UAB/Seed.

 

Gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Plataforma Freire é um site que vai agregar currículos de professores da educação básica. Além de funcionar como banco de currículos - semelhante ao Currículo Lattes, a Plataforma Freire é um sistema de gestão de cursos de capacitação para os professores.

 

Cursos

 

De acordo com coordenadora da UAB/Seed, por meio da Plataforma, é possível se inscrever para os cursos de capacitação do Profic. Estão sendo disponibilizados os seguintes cursos: primeira licenciatura em diferentes áreas para professores que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina em que atuam em sala de aula; especialização em Educação Infantil para os professores com formação superior que atuam nessa etapa da educação; especialização em Alfabetização para os professores com formação superior que atuam nas séries iniciais; especialização em Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais; especialização em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática nos anos finais do Fundamental; e especialização em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais do Fundamental.

 

A CAPES vai gerenciar o Profic por meio da Plataforma, otimizando as ações do programa. O funcionamento da Plataforma Freire é semelhante ao do currículo Lattes: o professor precisa se cadastrar - gratuitamente - e preencher um formulário com dados sobre sua formação e sua atuação profissional.

Até 1º de dezembro, os professores cadastrados poderão solicitar vaga em cursos por meio da Plataforma Freire. Após esse prazo, ainda será possível cadastrar currículos, pois o sistema de cadastro estará sempre aberto. Mas para se candidatar a vagas em cursos, será necessário aguardar a abertura do próximo período de solicitação.

 

Segue abaixo o calendário contendo o prazo de cadastro do currículo e de solicitação de vaga, bem como o período de análise, pelas secretarias de educação, das vagas solicitadas pelos professores. 

 

Atividade

Prazo

Cadastro do currículo e solicitação de vaga pelos professores

16/10/2017 a 01/12/2017

Análise, pelas secretarias de educação, das vagas solicitadas 

13/11/2017 a 15/12/2017

 

Novo sistema

 

"Plataforma Freire" foi também o nome de um site do Ministério da Educação usado no passado para gerenciar o Programa Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O novo site apenas herda o nome do anterior, mas se trata de um outro sistema. Por isso, todos os professores precisam se cadastrar na Plataforma Freire.

 

As dúvidas e mais informações poderão ser encaminhadas para o  e-mail freire@capes.gov.br  ou por meio do número Fale Conosco (CAPES) 0800-616161, opção 7.

 

*Com informações do CCS/CAPES

Voltar à página anterior