Notícia do Portal

11/10/2017 17:07 (486 acessos)

Escola Estadual realiza gincana pedagógica em praça pública de Nossa Senhora da Glória

Show do Aulão entra na 10º edição e é uma gincana cultural e pedagógica preparatória para o Enem

 

Por Lívia Lessa

 

Diversão, apresentações artísticas, muitas atividades recreativas e educativas animaram a Capital do Sertão Sergipano durante toda esta quarta-feira, 11. Em sua 10ª edição, o Show do Aulão movimentou a praça Filemon Bezerra Lemos. Trata-se de uma gincana artística e pedagógica realizada pelos professores e alunos da Escola Estadual Manoel Messias Feitosa.

 

A atividade contou com a participação de mais de 500 estudantes, tanto da rede pública quanto da rede privada, que aproveitaram a oportunidade para assistir as apresentações das 11 equipes formadas pelos alunos do 1º, 2° e 3º anos.  O Show do Aulão é um intensivão final preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

De acordo com Meire Ferreira, da Diretoria Regional de Educação 9 (DRE 9), o evento já é uma tradição na cidade e além da comunidade escolar da cidade mobiliza e conta com a participação de toda a sociedade.

 

“Além de todo o conhecimento formal e propedêutico, este momento mostra que a escola vem evoluindo a cada ano. Um projeto que tem uma década e faz a interlocução com toda a comunidade sertaneja demonstra o comprometimento em oferecer uma preparação para os estudantes. A unidade escolar tem o modelo de ensino médio em tempo integral e conta com o envolvimento direto dos jovens protagonistas”, observou Meire Ferreira ao comentar que o evento já ultrapassou o limite da sala de aula e agora envolve todo o alto sertão sergipano.

 

O professor de matemática é um dos organizadores do Show do Aulão, Denival de Oliveira Araújo, reconheceu que o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da DRE 9, é primordial para o sucesso do evento. “Esta gincana interativa tem como objetivo geral promover uma preparação para o Enem. O evento acontece anualmente na semana que antecede a prova. Juntamente com a revisão, também contamos com momento cultural e artístico”, observou ao afirmar que nos anos anteriores o Colégio Estadual Manoel Messias contou com um elevado número de alunos que foram aprovados no ensino superior.

 

Protagonismo Juvenil

 

O diretor da Escola Estadual Manoel Messias Feitosa, Pedro Jonantan Santos Santana, explicou que o Show do Aulão é o momento da culminância das atividades que já acontecem ao longo do ano.

 

“Nossos estudantes são os verdadeiros protagonistas do evento. Logo após responderem às perguntas, os professores irão imediatamente comentar e revisar o conteúdo. Com estas atividades preparam os discentes para a maratona de avaliação do Enem. Além disso, levamos os conhecimentos para outras cidades no Aulão Itinerante. Já visitamos outras cidades como Gracco Cardoso, Santa Rosa do Ermírio, Feira Nova, Monte Alegre, Canindé do São Francisco e Nossa Senhora Aparecida”, ressaltou Pedro Jonantan Santos Santana.

 

O aluno do 2º ano da Escola Estadual Manoel Messias Feitosa, José Eronides Ferreira Moura Neto, afirma que o evento tem uma proposta interessante. “A gincana não só traz os assuntos do Enem, como também abrange as temáticas relativas ao universo artístico através do teatro, dança e música e isso colabora na formação social do aluno.  A novidade desta edição é que as competições contam com assuntos acumulativos, ou seja, de todos os anos do ensino médio”, destacou.

 

Conforme observou Esteffany Oliveira de Souza, aluna do 3° ano, que sonha em cursar Enfermagem, a atividade é muito importante e oferece uma boa preparação. “É um momento muito proveitoso, realiza a revisão do que já estudamos ao longo do ano”.

 

Jaisla dos Santos, aluna do 1° ano, afirmou que os professores da Escola Estadual Manoel Messias Feitosa são altamente preparados. “Sou aluna do ensino médio em tempo integral e gosto muito das atividades, passamos mais tempo na escola e nos envolvemos em diversas ações educacionais. Neste evento é possível aprender de maneira lúdica e criativa”, frisou.

 

Segundo a coordenadora pedagógica, Aline Braga, o intensivão conta com a mobilização de toda a comunidade escolar. “Além dos alunos, os docentes também participam da atividade esclarecendo as possíveis dúvidas. Não só nossos estudantes, mas também os moradores de Nossa Senhora da Glória apreciam um evento com conteúdo social, artístico e cultural”, salientou ao explicar que já na escola os jovens se mobilizam. “O contexto da gincana é ser uma atividade didática”, esclarece.

 

Tradição em Nossa Senhora da Glória

 

A jovem Gabrielly Oliveira Feitosa é aluna do 1° ano do Colégio Estadual Cícero Bezerra. Para ela, o Show do Aulão é um momento enriquecedor que além de promover uma preparação para o Enem, conta com momentos de descontração.  “Todos os anos faço questão de assistir ao Show do Aulão. A cada ano aumenta o número de disputas e quem assiste aprende muito durante as competições com perguntas e respostas”, disse.

 

A dona de casa Eunices Aragão aproveitou para prestigiar a sobrinha que ensaiou meses para a apresentação de dança. “É o primeiro ano que venho ao Show do Aulão, confesso que estou encantada e adorando este momento cultural e artístico. Um evento como este é enriquecedor para toda a cidade”, finalizou.

Voltar à página anterior