11/08/2017 17:02 (140 acessos)

Gincana do Milênio do Colégio Professor Paulo Freire é encerrada com sucesso

Brincadeiras e show musical marcaram as comemorações do Dia do Estudante

Por Avelar Mattos

Durante cinco dias, os alunos do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, participaram da Gincana do Milênio; competição recreativa e cultural, que faz parte do Projeto Oito Formas de Mudar o Mundo, desenvolvido pela unidade de ensino, cujos objetivos são: promover integração, união, diversão, entretenimento, companheirismo e espírito esportivo entre os participantes do evento.

Cerca de 450 alunos do turno da tarde, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além dos professores e equipe diretiva, participaram da Gincana do Milênio do Paulo Freire.

"A culminância da gincana do milênio foi sucesso total com a participação maciça dos alunos, professores, equipe diretiva e a comunidade do bairro Industrial, onde fica localizado o nosso colégio. Todos estão de parabéns e merecem o nosso reconhecimento e agradecimento", disse a professora Simone Moura Cavalcante, diretora do Paulo Freire.

Segundo a diretora, o projeto se baseia em uma educação escolar focada nos pressupostos de que o aluno é o protagonista das ações, as quais proporcionam a construção do conhecimento.

"Promover o conhecimento e socialização dos saberes a partir da exploração de atividades que visam o cumprimento dos oitos objetivos do milênio de forma lúdica contemplando a integração da comunidade escolar", disse a professora Simone Cavalcante.

Gincana

A Gincana do Milênio teve outros objetivos específicos: oferecer desafios diferentes nos eventos de animação, com variadas provas que envolvem habilidades, criatividade, raciocínio, agilidade, conhecimento, estratégia e baseada nos quatro pilares da educação - Aprender e ser; aprender e conhecer; aprender a conviver e aprender a fazer.

De acordo a professora de Artes, Rebeca Massonetto, uma das coordenadoras da gincana, o projeto visa promover a intervenção junto aos professores e demais integrantes da comunidade escolar. "Objetiva ainda, ajudar o grupo a repensar sua atitude no dia-a-dia, reconhecendo a importância da escola como um espaço de formação humana", disse.

O Projeto Oito Formas de Mudar o Mundo é baseado nos objetivos do milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a Malaria e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Show musical

As últimas atividades artísticas da Gincana do Milênio aconteceram nesta sexta-feira, 11, na quadra poliesportiva do Paulo Freire. "Estamos realizando atividades lúdicas e jogos, promovendo uma integração entre os alunos que estão participando da culminância", ressalta a professora Rebeca Massonetto.

Os alunos vibraram e participaram ativamente das tarefas musicais apresentadas pelas equipes participantes da gincana. "Estou adorando as apresentações dos colegas que têm aptidões para a música. Realmente, todos os integrantes do colégio Paulo Freire estão de parabéns", disse a aluna Bárbara Drielle, do 3º Ano.

Verônica dos Santos, do 3º Ano, revelou que se divertiu bastante com as corridas do saco e do ovo. "Tudo foi muito bonito e bastante organizado. Todas as etapas da gincana foram cumpridas pelas equipes, por isso, parabenizo os organizadores do projeto e da culminância da gincana", disse.

Tarefas

Dentre as tarefas de encerramento da Gincana do Milênio, destacam-se o quadrado de 1 x 1 metros quadrados; corridas da maça, do ovo e do saco; colagem "qualidade de vida para gestantes"; degustação das receitas pelos jurados e a atividade musical: Igualdade entre os sexos e valorização da mulher.