07/08/2017 11:52 (807 acessos)

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos abre inscrições para edição 2017

Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFS) são as instituições responsáveis pela certificação do participante aprovado no exame

A partir desta segunda-feira, 7, inicia-se o período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017. Os interessados na certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio devem se inscrever, gratuitamente, até às 23h59 do próximo dia 18 de agosto, no sistema de inscrições disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Encceja afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino da educação básica.

De participação voluntária, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2017 é destinado aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos, na data de realização do Exame, para certificação do ensino fundamental. Para certificação do ensino médio a prova é direcionada a jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de aplicação das provas.

As avaliações obedecem aos requisitos básicos da legislação em vigor para os níveis de ensino e os resultados individuais podem ser usados para certificação, pelas Instituições Certificadoras, no nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ou obtenção da declaração parcial de proficiência.

O exame será aplicado em dois turnos e terá quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, cada uma, além de uma redação.

A Secretaria Estadual de Educação (Seed) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia são responsáveis pela certificação do participante aprovado e para isso devem levar em consideração a nota obtida, a pontuação mínima sugerida pelo Inep e a declaração parcial de proficiência, que podem eliminar componentes curriculares por área de conhecimento.

Alinhamento

Por meio do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja), a Secretaria de Estado da Educação apresentou a técnicos e secretários municipais de Educação de 50 municípios sergipanos, em reunião realizada na últmia terça-feira (1º), no Complexo Administrativo e Pedagógico, em Aracaju, as novas diretrizes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017.

A coordenadora do Seja/Seed, Aldjane Moura, explica que o encontro serviu ainda para divulgar e esclarecer aos participantes a nova metodologia de certificação do governo federal e, desse modo, "alinhar as ações de logística entre a Seed e as secretarias municipais de Educação para a realização das provas, que serão aplicadas no próximo dia 8 de outubro para os estudantes residentes no Brasil".

Durante a reunião, técnicos do Serviço de Educação de Jovens e Adultos apresentaram o cronograma e as etapas para realização do exame e sanaram dúvidas dos gestores municipais quantos aos procedimentos a serem adotados em suas respectivas redes de Ensino no que se refere à colaboração necessária para tornar possível o sucesso desta avaliação.

Clique aqui para acessar o edital completo do Encceja 2017.