Notícia do Portal

19/05/2017 15:26 (254 acessos)

Educação realiza acolhimento dos pais de alunos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense


Por Lívia Lessa

 

Momentos emocionantes e apresentação cultural marcaram a noite desta quinta-feira, 18, durante o acolhimento de mais de 600 pais dos alunos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense. O evento aconteceu na quadra do Instituto de Educação Ruy Barbosa (IERB), local onde a unidade escolar está em funcionamento. Durante o encontro, os jovens protagonistas do Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) falaram a respeito do modelo de Ensino Médio em Tempo Integral.

 

De acordo com o diretor, Daniel Lemos, este contato entre a equipe diretiva e os pais é de extrema importância no que tange à formação dos estudantes. "O trabalho quando é consolidado conta com o apoio dos familiares, reafirma valores e integra este aluno na sociedade do século XXI, desenvolvendo nele todas as habilidades", salientou.

 

Ainda segundo o diretor, o Colégio Estadual Atheneu Sergipense adota o modelo de Ensino Médio em Tempo Integral e, no momento passa por reforma, aprimoramento e melhorias. "É necessário que a família compreenda as especificidades do Ensino Médio em Tempo Integral e conheça um pouco mais sobre a metodologia adotada. O auditório lotado demonstra o quanto a sociedade sergipana acredita no trabalho realizado na escola pública".

 

Para o coordenador administrativo e financeiro da unidade escolar, Marcos Vinicius Andrade Côrtes, a parceria com a comunidade é de fundamental importância. "Trazer os pais dos alunos para conhecerem o projeto pedagógico, as atividades desenvolvidas e como as disciplinas são apresentadas aos estudantes, transforma-os em parceiros da escola, o que só ajuda no processo educativo e formativo", frisou ao elogiar o apoio e ações da Seed.

 

Melhoria da qualidade do ensino


Mãe de uma aluna do 2° ano e ex-discente da unidade escolar, Carla Perete, elogiou a iniciativa e reconhece que o Governo do Estado, por meio das ações da Secretaria de Estado da Educação (Seed), investe cada vez mais na melhoria da qualidade do ensino. "Este acolhimento é o momento que a escola abre as portas para os pais e apresenta o trabalho pedagógico. Reconheço que o Ensino Médio em Tempo Integral prepara o estudante para a vida", disse.

 

A diretora do IERB, Edwilma Araújo dos Santos Silva, afirma que o Colégio Estadual Atheneu Sergipense é uma referência no ensino público do Estado. "Os profissionais que atuam na unidade escolar são preparados e altamente qualificados. Este evento é reflexo das ações exitosas desenvolvidas", comentou.

 

Modelo de sucesso


O modelo de Ensino Médio em Tempo Integral visa cumprir as determinações da meta 6 das legislações federal, que corresponde ao Plano Nacional de Educação (PNE) e estadual, representada pelo Plano Estadual de Educação (PEE). Em Sergipe, no primeiro semestre de 2017 haverá um salto quantitativo, já que contará com 17 unidades de ensino, sendo 8 em Aracaju e 9 no interior.

 

O jovem Hamilton Jonas de Morais é ex-aluno de uma escola de ensino em tempo integral em Pernambuco e atualmente trabalha no ICE. Ele relembra que a convivência e aprendizado no universo escolar foram de suma importância nas escolhas profissionais. "Os indicadores comprovam que os estados que adotam o modelo obtêm excelentes resultados. Fomos bem recebidos pelos alunos e este momento com os pais, que favorece a troca de experiências, só irá reforçar o trabalho desenvolvido pela unidade escolar. Este modelo de ensino prioriza a formação de maneira integral, não somente a cognitiva. Aprendemos a nos tornar um ser humano melhor, além de traçar o nosso projeto de vida", ressaltou.

 

A estimativa, neste primeiro momento, é que com a ampliação desse modelo ao invés de atender 1.800 alunos, serão 5.000 estudantes sergipanos que terão acesso ao Ensino Médio em Tempo Integral.

 

Acolhimento


A Seed vem desenvolvendo um trabalho em parceria com o ICE, Institutos Natura e Sonho Grande. No primeiro momento houve o acolhimento dos jovens protagonistas do ICE, todos ex-alunos de instituições que adotam o modelo de Ensino em Tempo Integral, e logo em seguida, dos pais que foram convidados para conhecer o Programa.

 

Durante o acolhimento dos pais houve apresentação da Orquestra Viva Música, do Instituto Creche Menino Jesus, na Comunidade São Carlos.  A pedagoga do Colégio Estadual Atheneu Sergipense e diretora da Instituição, Lucinda Melo, afirmou que esta recepção com música demonstra que é possível transformar qualquer realidade para melhor. "Acredito no trabalho realizado na rede pública de ensino.  Este é um momento rico, pois envolve arte, cultura, receptividade e relações humanas", declarou.

 

 "É importante que os pais apoiem e acompanhem os filhos, no que se refere ao Ensino Médio em Tempo Integral é bom saber que os jovens terão o tempo ocupado com atividades educacionais", disse Eliseu José de Carvalho, pai do estudante do 1° ano. Ele elogiou a atenção da equipe diretiva da unidade escolar.

 

A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Maria da Conceição Resende, afirma que este modelo de ensino é sinônimo de sucesso, pois permite desenvolver as habilidades dos jovens. "A partir do acolhimento a equipe que trabalha com o aluno protagonista já ajuda este jovem na construção do projeto de vida", finalizou.

Voltar à página anterior