19/05/2017 14:20 (170 acessos)

Secretário de Educação detalha licitação para reforma e ampliação do Colégio Atheneu Sergipense

O aviso de licitação foi publicado na edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial do Estado de Sergipe. O valor máximo da proposta é de R$ 8.546.043,10 e a concorrência acontece no próximo dia 22 de junho. A obra será realizada com recursos do Tesouro Estadual

Em uma série de entrevistas concedidas a programas radiojornalísticos sergipanos, na manhã desta sexta-feira, 19, o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, detalhou o processo licitatório para a reforma e ampliação do Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Orçadas em R$ 8,5 milhões, as obras de modernização atendem reivindicações não apenas da comunidade escolar do colégio, mas também da sociedade sergipana. O aviso de licitação foi publicado na edição desta sexta (19) do Diário Oficial do Estado de Sergipe.

De acordo com o secretário Jorge Carvalho, após aguardar a liberação de recursos para esta obra por parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e não obter perspectivas concretas desta parceria no curto prazo, o governador Jackson Barreto decidiu iniciar o processo licitatório e utilizar como fonte de recursos o Tesouro Estadual. "Para que isso fosse possível, fez-se necessário que o Banco do Estado de Sergipe (Banese), instituição na qual o governo estadual é acionista majoritário, transferisse os recursos necessários a esta finalidade para os cofres estaduais", explicou Carvalho.

Ao conceder entrevistas aos jornalistas André Barros (Jornal Primeira Mão, rádio 103 FM) e George Magalhães (Jornal da Fan - 1ª edição, rádio Fan FM 99.7), o secretário Jorge Carvalho informou que o prazo de execução das obras e serviços é de 365 dias.

"Essa vultosa obra reafirma o compromisso do governo estadual com a melhoria da qualidade do ensino público ofertado à sociedade sergipana, e, com esse projeto de reforma, o Atheneu Sergipense será um dos colégios mais modernos da rede pública do Brasil, beneficiando mais de dois mil estudantes", afirmou ao destacar que em 2016 o Colégio Atheneu bateu recorde de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo Jorge Carvalho, a reforma e ampliação do Atheneu Sergipense possibilitará, dentre outras intervenções físicas, que seja feita a recuperação de toda a estrutura metálica da quadra poliesportiva, do refeitório, das 42 salas de aula e da sala de dança, do grêmio e também do auditório. "A partir da conclusão destas obras, o prédio escolar do Atheneu terá sistema de climatização de ar, estará adequado às normas técnicas de acessibilidade, e contará com elevador, novas rampas de acesso, além de mapas e pisos táteis e banheiros adaptados", frisou, ao expor detalhes do projeto, que será licitado no próximo dia 22 de junho pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

Histórico

Fundado em outubro de 1870, o Colégio Estadual Atheneu Sergipense é referência em qualidade do ensino e também considerado a mais tradicional unidade escolar do Estado. Atualmente, o colégio oferece Ensino Médio em Tempo Integral a cerca de dois mil alunos.

O secretário Jorge Carvalho destacou ainda nas entrevistas a mudança que a reforma ocasionará na rede estadual e salientou os resultados recentes conquistados pelo Atheneu quanto à aprovação de seus estudantes no ensino superior: 100% dos alunos que concluíram o ensino médio ingressaram em curso de graduação em instituições de ensino superior públicas e privadas, em diversos estados do país.

"Um feito que entrou para a história da educação de Sergipe. Uma marca extraordinária, conseguida graças aos esforços do governo do Estado, dos profissionais abnegados da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que envolve servidores, professores, técnicos e equipe diretiva, e dos alunos e seus respectivos pais e comunidade escolar", afirmou.

Dados técnicos

Edificado em um terreno de 12.215,66 m², o Colégio Atheneu possui 6.106,94 m² de área construída e, a partir da execução do projeto de reforma, será ampliado com mais 214,14 m² de área construída. Serão reformados por completo o auditório, o grêmio e todas as salas de aula e laboratórios.

A cobertura, as esquadrias de madeira e os cobogós serão revisados, e o prédio escolar terá novas grades de proteção. Nas salas de aula, os quadros verdes serão substituídos por outros de fórmica branco. Serão executadas rampas para acesso de Portadores de Necessidades Especiais e serão revisados e pavimentados os acessos e passeios em piso de concreto desempolado; nas áreas internas do prédio a pavimentação será executada em piso de alta resistência e/ou cerâmico.